Apex-Brasil divulga estudo sobre o aprofundamento das relações econômicas bilaterais entre Brasil-EUA



Apex-Brasil divulga estudo sobre o aprofundamento das relações econômicas bilaterais entre Brasil-EUA

O webinar, uma parceria da Apex-Brasil, do Atlantic Council e da Amcham Brasil, tratou de temas como a colaboração bilateral no curto prazo, as reformas econômicas e o potencial de um acordo de livre comércio no longo prazo.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organizou, em parceria com o Atlantic Council e com a Amcham Brasil, o webinar “The Next Phase of the US-Brazil Economic Relationship – Bilateral Perspectives”, que marcou o lançamento da versão em português de estudo sobre caminhos para o aprofundamento das relações entre o Brasil e os Estados Unidos.

O evento, realizado em 4 de junho, foi aberto pelo Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Apex-Brasil, Gerson Menandro, e contou com a participação do Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, e o Embaixador do Brasil nos EUA, Nestor Forster.

O estudo “Comércio e Investimentos Brasil-EUA: Aprofundando as Relações Econômicas Bilaterais”, disponível aqui, foi redigido por autores dos dois países com experiência reconhecida nos setores público e privado. Elaborado de forma independente, o texto analisa o estado atual das relações bilaterais e propõe estratégias para sua melhoria no curto, médio e longo prazos.

Menandro frisou a importância de pensar, no atual contexto da pandemia da Covid-19, em novas estratégias de comércio e de investimentos. Chapman concordou e ressaltou a longevidade da parceria bilateral e o foco dos governos na busca de novas áreas de colaboração, como o comércio digital. “As conversas técnicas entre os dois lados estão progredindo muito rapidamente”, disse o embaixador norte-americano. “Estamos buscando ser os melhores parceiros possíveis para o Brasil, de forma a confrontarmos esse desafio da pandemia juntos. Na saúde, a parceria entre os países vem de longa data e há várias oportunidades de trocarmos informações médicas e científicas”.

Forster reafirmou o avanço da relação bilateral, citando o progresso em medidas relacionadas à facilitação do comércio e conversas proveitosas sobre temas como comércio digital e regulação. Segundo o embaixador brasileiro, as indústrias de viagens, turismo e bens duráveis são as que estão sentindo o maior impacto da pandemia da Covid-19. “Ao mesmo tempo, tem havido crescimento na agricultura e estamos mostrando resiliência em nossas relações comerciais”, comentou. Para Forster, o estudo do Atlantic Council, realizado com o apoio da Apex-Brasil, mostra uma enorme convergência entre os pensamentos dos setores público e privado dos dois países.

Os diplomatas concordaram sobre a importância de trabalhar com o objetivo de dobrar o comércio bilateral em cinco anos. “Um acordo de livre comércio é certamente uma meta para os dois países”, disse Forster. Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, completou: “Em linha com o que foi dito aqui, acredito que temos uma grande oportunidade de aprimorar o relacionamento econômico bilateral. Devemos aproveitar este momento para assegurar a fase 1 de um acordo bilateral de comércio ainda em 2020”.

Veja a gravação completa do webinar aqui.