Apex-Brasil e ABICS dão início a nova edição do projeto Brazilian Instant Coffee



Apex-Brasil e ABICS dão início a nova edição do projeto Brazilian Instant Coffee

Cerimônia que marcará início das atividades ocorrerá na quarta-feira (31), de forma virtual, e contará com a participação do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, e do presidente da ABICS, Pedro Guimarães

A Apex-Brasil e a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS) realizam, na próxima quarta-feira (31/3), evento virtual para marcar o início da nova fase do projeto de promoção de exportações do setor, o Brazilian Instant Coffee. Esta é a segunda edição do projeto, que contribuiu para que o Brasil alavancasse suas exportações de café solúvel, que bateram recordes sucessivos em 2019 e 2020. No ano passado, o setor exportou o equivalente a 4,1 milhões de sacas de café solúvel, para 102 países.

O Brasil é líder mundial na produção e exportação de café solúvel. O item é o 12º mais exportado do agronegócio nacional e as exportações geram receita próxima a US$ 600 milhões anuais. A primeira edição do projeto Brazilian Instant Coffee, que rodou de 2018 a 2020, foi focada em ações estruturantes, destacando-se a eleição de mercados prioritários e a definição de uma estratégia de marketing, dentre elas a criação da marca Explore and Enjoy para o mercado externo. Já no projeto que está sendo iniciado agora, serão priorizadas as ações promocionais, de defesa de interesse e de acompanhamento de mercados. O objetivo é ampliar ainda mais a liderança das exportações brasileiras, tanto em volume quanto em destinos.

O apoio ao setor é parte do trabalho que a Apex-Brasil vem desenvolvendo ao longo de vários anos em favor do café brasileiro. Além da parceria com a ABICS, a Apex-Brasil apoiou também o setor dos torrados e moídos (projeto com a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC), e mantem o apoio aos cafés especiais (projeto com a Brazilian Specialty Coffe Association – BSCA).

O evento virtual contará com as empresas participantes do projeto e outros stakeholders convidados. Participam com falas o diretor-presidente da ABICS, Pedro Guimarães Fernandes e o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia. A cerimônia é às 15h e será transmitida por este link: https://zoom.us/webinar/register/WN_JKipOunsTBipEEHm6MwRJA

SETOR

Há seis indústrias de café solúvel em operação no Brasil, responsáveis por 99,5% da exportação total do País. Em 2020, o Brasil registrou o maior volume de café solúvel consumido, com aproximadamente 1 milhão de sacas. Essas empresas asseguraram a presença do Brasil no mercado externo a partir dos anos 60, tendo assumido, desde então, a liderança, da produção e do consumo mundiais. Hoje, o café solúvel brasileiro, exportado a granel em quase sua totalidade, constitui matéria prima das maiores e principais marcas mundiais. Considerando a cadeia de valores, a implantação da indústria do solúvel induziu o crescimento da produção do café brasileiro, principalmente da variedade conilon, que constitui 80% da matéria prima utilizada, fazendo do Brasil o 2º maior produtor dessa variedade.