Apex-Brasil e Abimóvel renovam parceria por mais dois anos



Apex-Brasil e Abimóvel renovam parceria por mais dois anos

Novo convênio cobre os anos de 2021 a 2023. Projeto Brazilian Furniture, executado em parceria, encerrou 2020 sendo responsável por 42% do total das exportações do setor

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) renovaram, na manhã de hoje (11), a parceria de sucesso que vem apoiando a inserção internacional do mobiliário brasileiro desde 2007. O último ciclo do Projeto Brazilian Furniture, que terminou em dezembro de 2020, apoiou 187 empresas, sendo 142 empresas exportadoras que totalizaram mais de R$ 598,26 milhões exportados nos últimos 2 anos.

Os desafios para o próximo biênio estão alinhados às demandas mundiais, como o desenvolvimento de estratégias baseadas em sustentabilidade, design e competitividade. Entre as atividades do projeto também constam ações de promoção comercial e de comunicação nos Estados Unidos, principal destino de exportação. Os países prioritários do Brazilian Furniture são Alemanha, Canadá, Chile, Emirados Árabes Unidos, EUA, México, Peru e Reino Unido.

Presidente da Abimóvel, Maristela Cusin Longhi, destaca que a indústria brasileira é pujante e tem capacidade de atender a todos os mercados mundiais. “Somos o sexto maior produtor de móveis no mundo e temos muito a crescer”, destacou. E completou: “As empresas que participam do projeto cresceram cerca de 50% a mais do que aquelas que não fazem parte. Estamos em um momento especial de alavancar nossa presença internacional e explorar características como nossa criatividade, materiais e design”. O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, destacou que a Apex-Brasil é uma verdadeira vitrine do mobiliário nacional, com peças cedidas por empresas integrantes da parceria. “Sempre que recebemos visitantes internacionais percebemos a boa impressão que nosso mobiliário deixa. Mostramos com muito orgulho a todos que tudo é material brasileiro e produtos da indústria nacional”, elogiou. Segovia adiantou ainda que os visitantes ao Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai também verão móveis nacionais que serão promovidos pela Abimóvel.

Participaram da assinatura o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia; o diretor de Negócios, Augusto Pestana; o diretor de Gestão Corporativa, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho; a gerente de Indústria e Serviço, Maria Paula Velloso; e o gerente do Gabinete da Presidência, Odilon Leite.

Pela Abimóvel, estiveram presentes a presidente Maristela Cusin Longhi; o 1º vice-presidente, Irineu Munhoz; os também vice-presidentes Sérgio Luiz Braga e Esther Cuten Schattan; e a diretora-executiva da entidade, Cândida Cervieri.