Apex-Brasil e ABPA renovam convênio com projeções de US$ 3,5 bilhões em exportações



Apex-Brasil e ABPA renovam convênio com projeções de US$ 3,5 bilhões em exportações

Projeções se baseiam na geração de negócios em feiras realizadas em convênios anteriores; resultados devem impactar positivamente a geração de divisas, emprego e renda para o País

Os presidentes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Augusto Pestana, e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, assinaram um novo convênio setorial para promoção das exportações da avicultura e da suinocultura do País.

O convênio é válido até 2023 e contemplará mentoria técnica e apoio para campanhas de imagem, workshops com stakeholders e ações especiais em feiras de diversos mercados-alvo para os setores exportadores de carne de frango, carne suína, carne de pato, ovos e material genético avícola. 

As perspectivas de negócios gerados apenas em ações em grandes feiras de alimentos apoiadas pelo convênio superam US$ 3,5 bilhões, conforme projeções da ABPA com base em convênios anteriormente firmados com a Apex-Brasil. 

Já em impactos diretos aos consumidores, os dados são ainda mais impressionantes.  Apenas duas ações realizadas pela parceria ABPA & Apex-Brasil nos mercados da Coreia do Sul e Japão em 2021 alcançaram cerca de 100 milhões de visualizações. 

Para o presidente da Apex, Augusto Pestana, “a parceria entre Apex-Brasil e ABPA é mais um impulso estratégico para que o setor exportador de carne de frango, carne suína, ovos, material genético de aves e carne de pato siga conquistando novos mercados, por meio da promoção comercial, do trabalho de inteligência e da articulação com os Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.”

De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, o convênio alcança resultados que superam a geração de divisas para o País.  “Falamos de impactos diretos na geração de emprego e renda para a população.  Mais exportações significam mais investimentos e recursos circulando nos pólos onde as indústrias estão instaladas, no interior do País.  É um enorme impacto social”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.


SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

Foto: Carolina Antunes