Apex-Brasil e Assintecal assinam convênio de R$ 18 milhões para Projeto Setorial de exportação – By Brasil Components, Machinery and Chemicals
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) anunciam o novo convênio para o biênio 2021-2023, de R$ 18 milhões para o Projeto Setorial By Brasil Components, Machinery and Chemicals, que corresponde à cooperação entre Assintecal e a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couros e Calçados (Abrameq), que inclui o trabalho de empresas da vertical de máquinas em quatro esferas: Químicos para Couro, Moda, Tecnologia e Máquinas para calçados e curtumes.
O projeto tem o objetivo de ampliar as exportações do setor componentes de moda e tecnologia, químicos e máquinas para calçados e curtumes nos mercados-alvo por meio de ações que valorizem o design, a sustentabilidade e a inovação, classificadas em três grupos:
I. ESTRUTURANTE – Ações de suporte, que possibilitam o andamento operacional e o controle dos resultados do projeto, e ações para desenvolver as empresas para o aumento da competitividade – tais como ações de inteligência de mercado, preparação digital para vendas internacionais, desenvolvimento de produto, entre outras;
II. PROMOÇÃO COMERCIAL – Ações que fomentam a realização de negócios entre as empresas brasileiras do setor e compradores nos mercados-alvo internacionais – tais como rodadas de negócios no Brasil e no exterior, feiras internacionais físicas ou digitais, missões comerciais e prospectivas
III. MARKETING E COMUNICAÇÃO – Ações para promover a imagem do By Brasil e das marcas brasileiras do setor nos mercados-alvo internacionais – tais como fortalecimento da imagem Brasil e dos produtos brasileiros em mobilizações de comunicação, imagem e com parceiros estratégicos no exterior.
Iniciado em 1998, o projeto buscou a evolução qualitativa e quantitativamente no processo de internacionalização do setor. Os componentes de moda e tecnologia, químicos e máquinas para calçados e curtumes brasileiros tornaram-se referências em design, inovação e sustentabilidade nos principais mercados latino-americanos. Fora da América Latina, consolidou-se como um dos principais produtos exportados para Ásia os químicos para couros.
O Biênio 2018/2020 marcou o fortalecimento da imagem dos produtos brasileiros nos mercados-alvos. A estratégia pautada em moda tem diferenciado os produtos do Brasil nos mercados da América Latina, fortalecendo as ações iniciadas no biênio anterior. Como resultado, mercados com a Colômbia e México fortaleceram-se como destinos dos componentes do Brasil, sendo o primeiro convertido em um dos principais mercados das empresas de componentes e materiais. Por outro lado, passaram a ser realizadas ações de prospecção de novas oportunidades, via missões prospectivas, fortalecimento da participação de compradores em rodadas de negócios, uma das atividades mais assertivas em termos de geração de negócios imediatas justamente pela inclusão destes visitantes no ambiente do cluster e de apresentação de materiais.
Trabalhar em subsegmentos fortaleceu empresas nas margens do projeto que participavam de ações esporádicas, tais como realização de rodadas de negócios temáticas – Calçados de
Segurança e Químicos para Couro. Por fim, em virtude de externalidade sanitária, o projeto rapidamente atualizou-se e passou a atuar digitalmente para manter a conexão entre as empresas brasileiras e internacionais, promovendo lives, capacitações, rodadas de negócios e eventos totalmente digitais. Muito embora, os resultados do ano de 2020 terão um afeito adverso oriundo, o biênio foi relevante no engajamento, exportações e número de empresas exportadoras, bem como novas entrantes no projeto.
Em 2020, as 417 empresas integrantes do Projeto Setorial By Brasil, colaboraram com a expressiva quantia de R$ 300 milhões, para 80 destinos, dos quais 20 aumentaram suas importações. Os principais destinos foram China, Argentina, México e Colômbia. Além disso, apesar de um período delicado, 121 empresas registraram crescimento em suas exportações com relação a 2019, 69 abriram novos mercados e 62 novos produtos foram exportados.
De acordo com o Gerente do Projeto By Brasil e Coordenador de Serviços e eventos internacionais da Assintecal, Luiz Ribas Junior, o biênio 2021/2023 é de muita expectativa. Há um sinal muito positivo da recuperação econômica nos países-alvos definidos para esta nova parceria. “Sabemos que será ainda um período de reorganização e adequação, mas juntamente com a Apex-Brasil estruturaram-se ações que cobrem informação dos mercados, contato com compradores e visibilidade dos componentes brasileiros como referência, tudo isso pensando para o ambiente físico e digital. Contar com esse suporte neste período que se iniciará será fundamental para reconectar as empresas participantes do projeto com estes mercados. Não será um desafio fácil, mas como o histórico tem mostrado, o BY BRASIL tem superado ao longo da sua história as metas definidas para sua atuação”, reforça.
Para o novo biênio os mercados-alvos estabelecidos foram: Alemanha, Colômbia, México, Equador, Portugal, China, Índia e Peru. Há uma expectativa que ao final deste novo convênio 440 empresas sejam envolvidas em ações que tenham como foco a internacionalização. Além dos esforços em parceria com o Apex-Brasil, a ASSINTECAL atua diretamente nestes mercados e em outros (na Europa, África e Ásia) a partir de esforços próprios, utilizando-se de parceiros estratégicos, entidades locais e órgãos governamentais nacionais ou estrangeiros baseados nos mercados de interesse.
Os interessados em fazer parte do Projeto Setorial By Brasil e usufruir seus benefícios, podem entrar em contato através do e-mail relacionamento@assintecal.org.br
Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
www.bybrasil.org.br www.facebook.com/bybrasilcc
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.
Sobre a Assintecal
Há mais de 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.