Apex-Brasil e INPI assinam acordo para promover o uso da Propriedade Industrial por empresas nacionais



Apex-Brasil e INPI assinam acordo para promover o uso da Propriedade Industrial por empresas nacionais

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) assinaram, em 4 de fevereiro, acordo de cooperação técnica (ACT), para estimular o uso da Propriedade Industrial (PI) como ferramenta competitiva na promoção das exportações, na internacionalização das empresas brasileiras e na atração de investimentos estrangeiros para o Brasil. O documento foi firmado pelo Presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, e pelo Presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado.

A parceria prevê atividades como a capacitação em PI para empresários de setores exportadores e para agentes multiplicadores da Apex-Brasil; a realização de telementorias para companhias com foco no uso estratégico do sistema de PI; a participação conjunta em eventos e em rodadas internacionais de negócios e de inovação; o estímulo do uso das Indicações Geográficas no aumento da competitividade de produtos brasileiros no mercado internacional; e a promoção de atividades acadêmicas sobre a interface entre propriedade intelectual e comércio exterior, como fatores estratégicos para a melhoria da competividade das empresas brasileiras.

Confira a cerimônia de assinatura aqui.

Saiba mais

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal brasileira, criada em 1970 e atualmente vinculada ao Ministério da Economia. Tem por finalidade principal executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a Propriedade Industrial, tendo em vista a sua função social, econômica, jurídica e técnica. Sua missão é estimular a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da formalização e da proteção eficiente da Propriedade Industrial.