Apex-Brasil e ITC lançam versão em português de plataforma de inteligência de mercado
O portal Global Trade Helpdesk reúne informações estratégicas para os exportadores, como dados de importações de cada mercado, tarifas e exigências regulatórias, entre outras
Já está disponível para os empresários brasileiros a versão em português do portal Global Trade Helpdesk (GTH), uma plataforma robusta de inteligência de mercado. A Apex-Brasil providenciou a versão em português dessa ferramenta online que é desenvolvida pelo International Trade Centre (ITC), pela UNCTAD (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento) e pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
A ferramenta simplifica a pesquisa de mercado para empresas, especialmente para as Micro, Pequenas e Médias Empresas, integrando informações comerciais e empresariais num único local e reúne informações de 11 instituições internacionais.
O objetivo da Apex-Brasil e do ITC com o lançamento da plataforma em português é facilitar o acesso do empresariado brasileiro ao comércio internacional. “Dispor de informações atualizadas e confiáveis sobre os mercados é algo fundamental para o sucesso das exportações”, comenta Augusto Pestana, presidente da Apex-Brasil.
A plataforma é simples e intuitiva. Com uma única busca selecionando o país de origem, o produto e o mercado alvo, os empresários poderão estimar o tamanho do mercado para o seu produto, verificar possíveis restrições tarifárias e não tarifárias, encontrar contatos de possíveis importadores, entre outras informações e funcionalidades relevantes.
A Diretora Executiva do ITC, Pamela Coke-Hamilton, afirma que facilitar o acesso à informação é crucial para capacitar as empresas menores à medida que elas se engajam em novos mercados. “No ITC, estamos empenhados em fortalecer os alicerces da economia global, capacitando as micro, pequenas e médias empresas a serem agentes de crescimento inclusivo”, afirma. “Estamos interessados em trabalhar com a Apex-Brasil para garantir que as PMEs no Brasil e demais localidades onde se fala português também possam se beneficiar desta plataforma digital, pois colocamos o comércio no centro da recuperação da economia global”, completa.
As Micro e Pequenas Empresas brasileiras são o núcleo das exportações nacionais em termos de número de empresas, mas sua participação no valor das exportações ainda pode crescer fortemente. “Para que mais empresas de pequeno porte participem do esforço exportador, a Apex-Brasil vem ampliando o seu portfólio de serviços, com foco neste segmento. Em 2019, mais de 7,5 mil micros e pequenas empresas foram atendidas pela Agência. O lançamento da versão em português da GTH é mais uma forma de facilitar o acesso dessas empresas à exportação”, reforça Pestana.
A recuperação do comércio mundial está se acelerando, esperando-se que o comércio cresça 8% em 2021, de acordo com as previsões da Organização Mundial do Comércio (OMC), mas a recuperação deve ser desigual entre as regiões. As empresas precisarão continuar a buscar a diversificação estratégica de mercados e, para isso, é muito relevante que elas estejam sempre bem informadas sobre as oportunidades de negócios emergentes.
Conheça as informações disponíveis na plataforma, acessíveis por setor ou por mercado de interesse:
- Importações do mercado e o seu crescimento
- Potencial de exportação
- Tarifas alfandegárias e regras de origem
- Exigências regulatórias
- Padrões de Sustentabilidade
- Formalidades necessárias para a comercialização
- Proteção de propriedade intelectual
- Linhas de financiamento ao comercio
- Agências de promoção de exportações
- Contatos empresariais.
O interesse na plataforma por empresas e Organizações de Apoio Empresarial vem crescendo rapidamente, atingindo mais de 57.000 usuários de 197 economias desde seu lançamento em junho de 2020, no Dia da MPME. O Global Trade Helpdesk foi endossado pelos 91 membros do Grupo de Trabalho Informal sobre MPMEs da OMC como uma importante fonte de inteligência comercial e de mercado para empresas menores em seu recente pacote de Recomendações divulgado em dezembro de 2020.
Com o Português, o Global Trade Helpdesk está agora disponível em seis idiomas, incluindo Árabe, Inglês, Francês, Espanhol e Russo.