Apex-Brasil e MAPA realizam a Premiação do Selo Mais Integridade



Apex-Brasil e MAPA realizam a Premiação do Selo Mais Integridade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio da Apex-Brasil, irá realizar a Premiação do Selo Mais Integridade, em 5 de fevereiro de 2021, às 9h30, na sede da Agência em Brasília. A Apex-Brasil é membro do Comitê Gestor do Selo Mais Integridade desde outubro de 2020. Em razão da pandemia, o evento terá formato híbrido, e a presença na premiação será limitada.

Representantes de órgãos públicos e privados participarão do evento e, representando a Apex-Brasil, estarão presentes o Presidente Sergio Segovia, os Diretores Edervaldo Teixeira (Gestão Corporativa) e Augusto Pestana (Negócios), os Gerentes Barreto Rodrigues (Integridade) e Márcio Rodrigues (Agronegócios).

Comitê Gestor

A Apex-Brasil e o MAPA assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) em setembro de 2020, e a Agência foi nomeada membro do Comitê Gestor do Selo Mais Integridade em 29 de outubro. A realização da premiação na sede da Agência reforça o comprometimento da Apex-Brasil com a promoção da integridade no ambiente exportador. “A Agência apoia esse tipo de projeto, porque o tema compliance afeta diretamente o ambiente de negócios e a imagem do país, impactando a atração de investimentos e a promoção comercial das exportações brasileiras”, explica Barreto Rodrigues, Gerente de Integridade da Apex-Brasil.

Como parte do Comitê Gestor, a Agência também quer aumentar sua participação, na parceria com o MAPA, em atividades que envolvem compliance. “Com o ACT em vigor, a Gerência de Integridade quer ser mais participativa, para apoiar o Ministério na divulgação do projeto MAPA ÍNTEGRO e no desenvolvimento de conteúdos e projetos que impactam as empresas do setor de agronegócios”, acrescenta.

O propósito é conscientizar as empresas exportadoras sobre as leis anticorrupção no Brasil e no mundo e sobre a importância de investir em programas de compliance, bem como fomentar a criação de uma cultura de ética e de integridade nessas companhias, de forma a aumentar a sua competitividade no comércio internacional. “A Agência, dessa forma, contribui para a multiplicação de conhecimento teórico e prático relativo às boas práticas de gestão e à ética, e contribui para um ambiente de negócios mais seguro no nosso país”, ressalta Segovia.

Acompanhe o evento ao vivo pelos canais do YouTube da Apex-Brasil (aqui) ou do MAPA (aqui).

Selo Mais Integridade

O Selo Mais Integridade foi criado em 2018, para incentivar e reconhecer empresas do agronegócio que atuam com responsabilidade social, sustentabilidade e ética e que mostram empenho para mitigar práticas de fraude, suborno e corrupção.