Apex-Brasil e Ministério da Infraestrutura formam parceria para atrair mais investimentos estrangeiros



Apex-Brasil e Ministério da Infraestrutura formam parceria para atrair mais investimentos estrangeiros

Brasília, 22 de fevereiro de 2021 – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério da Infraestrutura (MInfra) assinaram hoje um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para incrementar a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o setor de infraestrutura. A parceria ajudará a reforçar o posicionamento do Brasil como destino seguro e confiável para IED.

O ACT foi firmado pelos Diretores de Negócios e de Gestão Corporativa da Apex-Brasil, Augusto Pestana e Edervaldo Teixeira, e pelo Secretário-Executivo do MInfra, Marcelo Sampaio. O documento prevê o desenvolvimento de atividades a partir dos seguintes pilares estruturantes: inteligência, promoção e facilitação de investimentos estrangeiros.

Segundo Pestana, a formatação de ações conjuntas estruturadas pode colaborar para que cada vez mais investidores estrangeiros conheçam as oportunidades em infraestrutura no Brasil. “Nesta seara, a participação da Apex-Brasil na promoção dos projetos do Ministério da Infraestrutura agrega positivamente, uma vez que a Agência possui a expertise na promoção e na facilitação da atração de investimentos estrangeiros para o Brasil”, explicou.

Para Sampaio, o acordo traz uma série de inovações importantes. “A grande palavra hoje é integração. É uma forma de reforçarmos as boas práticas e avançar nessa agenda conjunta”, afirmou.

A aproximação entre a Apex-Brasil e o MInfra possibilitará a coordenação do trabalho de atração de IED em infraestrutura, capaz de gerar resultados de maior impacto e oferecer serviço padronizado e contínuo ao investidor estrangeiro. Fortalecerá, também, a imagem da Apex-Brasil como one-stop shop para investidores estrangeiros e o posicionamento do MInfra como referência de oportunidades de investimentos em infraestrutura no Brasil.