Acordo entre Apex-Brasil e OCB vai ajudar cooperativas a exportar



Acordo entre Apex-Brasil e OCB vai ajudar cooperativas a exportar

Objetivo é capacitar e auxiliar as cooperativas brasileiras a exportar

Brasília, 19 de novembro de 2020 – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)  e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), assinaram hoje, em um evento virtual, um  Acordo de Cooperação Técnica, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de inteligência comercial para apoiar as cooperativas brasileiras em sua qualificação para exportação,  além da difusão da cultura exportadora no setor.

O evento de assinatura teve a participação do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Orlando Leite Ribeiro fez uma palestra sobre Cenários do Comércio Global para 2021.

A ministra Tereza Cristina destacou que o acordo vai beneficiar principalmente os pequenos e médios agricultores que fazem parte das cooperativas. “A expectativa é muito grande e tenho certeza de que nas próximas feiras e eventos internacionais já veremos nossas cooperativas representadas, mostrando o que temos de bom. Esse é um momento histórico, que fará diferença para as nossas cooperativas”, disse.

O presidente da Apex-Brasil lembrou que a Apex-Brasil já atende hoje cerca de 120 cooperativas e há espaço para ampliar essa participação. “Queremos que o setor cooperativista brasileiro seja reconhecido por sua sustentabilidade e responsabilidade social em todo o mundo. Temos muito trabalho pela frente para, com o apoio do MAPA, promovermos as oportunidades de negócios internacionais para o setor, com uma gama de serviços que passam a ser customizados e oferecidos a partir do ACT”, disse Sergio Segovia.

O presidente da OCB, Marcio Lopes de Freitas destacou que o acordo já nasce com projetos sólidos para construir espaços para as cooperativas brasileiras no mercado internacional. “Iniciamos uma nova fase para o movimento cooperativista. Já temos alguma tradição de exportação de commodities por grandes cooperativas, mas queremos ampliar essa base para incluir as de menor porte no acesso ao mercado internacional”, disse.

O ACT prevê a execução conjunta de ações, no Brasil e no exterior, relacionadas a eventos de promoção comercial e de imagem; qualificação de cooperativas para exportação; inteligência comercial e defesa de interesses. Essas ações incluem feiras, rodadas de negócios, desenvolvimento de estratégia de marketing para exportação e participação das cooperativas em Projetos Setoriais. Também estão incluídos entre os objetivos da parceria, a estruturação de uma estratégia de branding internacional para a marca “cooperativismo” e a promoção de produtos das cooperativas brasileiras em mercados internacionais, especialmente os relacionados à biodiversidade amazônica e do Cerrado.