Apex-Brasil e Petrobras firmam acordo de cooperação técnica



Apex-Brasil e Petrobras firmam acordo de cooperação técnica

Iniciativa reforça estratégia do Plano Estratégico da Petrobras 2021-2025 de atrair investimentos privados nacionais e internacionais

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) dará assistência à Petrobras para atração de investimentos internacionais ao setor de gás e óleo. As duas entidades assinaram um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (10), que prevê ações para promoção de vendas do conjunto de ativos da maior empresa petrolífera do Brasil, incluindo área de exploração e produção em águas rasas, refinarias, infraestrutura de transporte e escoamento de gás natural.

A iniciativa está ligada ao Plano da Petrobras 2021-2025, que trata estratégias de desinvestimentos, isto é, de venda de ativos como método para reduzir custos e atrair investimentos. Este portfólio de projetos de desinvestimentos da Petrobras estima liberar à iniciativa privada nacional e internacional operações em campos terrestres e em águas mais rasas, como feito com a venda de sete refinarias, uma delas adquirida recentemente pelo Grupo Mubadala, fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos.

“O ponto relevante é a abertura do mercado do petróleo e seus derivados. Esse processo foi iniciado em 1997 e a abertura ocorreu, de fato, na área de exploração de produção. Mas no refino e gás natural a entrada de novos agentes tem sido mais lenta. É justamente por isso que buscamos o apoio da Apex-Brasil. Estamos abrindo caminho para o início do novo ciclo de investimentos no país”, destacou o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, durante cerimônia de assinatura, em Brasília.

O acordo representa uma aproximação entre Apex-Brasil e Petrobras que já vem sendo construído há um tempo. Nos últimos anos, ambas desenvolveram em conjunto uma série de atividades para potencializar o setor brasileiro de óleo e gás. A empresa vem participando anualmente da Offshore Technology Conference (OTC), na cidade de Houston, considerado o principal centro decisório do setor localizada nos Estados Unidos, no Pavilhão Brasil, organizado pela Apex-Brasil. Além disso, a Petrobras marca presença na parceria com a agência em seminários para divulgação internacional de seus negócios, como foi o caso nas duas últimas edições da Offshore Europe, realizadas em 2017 e 2019 em Aberdeen, na Escócia.

“A parceria já existe, nós temos um histórico de patrimônio comum construído, mas é uma satisfação para a Apex-Brasil celebrar formalmente este acordo. Com essa cooperação técnica e o plano de trabalho que ela traz, nós participaremos ativamente dessa nova etapa da Petrobras. Temos certeza dos resultados em termos de empregos, de renda e de geração de tecnologia, realizando o potencial do nosso País”, disse o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, ao assinar o documento de cooperação.

O analista de investimento da Apex-Brasil, Carlos Padilla, especialista no setor de petróleo e gás, enfatiza que com este acordo a agência será o meio de conexão entre a Petrobras e os investidores internacionais que almejam entrar no mercado brasileiro.

“Vamos trabalhar tanto em ações de promoção de investimentos, como de facilitação de investimentos. Esses ativos são de alto valor e alto potencial para geração de emprego, de renda e de desenvolvimento econômico, além de fomentar aspectos relacionados à sustentabilidade. Essas são as principais linhas técnicas que vamos trabalhar, acordadas pelas duas partes, em uma série de ações para aumentar a visibilidade desses projetos no exterior”, explica.