Apex-Brasil e Sebrae assinam acordo para promover os negócios internacionais de micro e pequenas empresas brasileiras



Apex-Brasil e Sebrae assinam acordo para promover os negócios internacionais de micro e pequenas empresas brasileiras

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram, em 10 de fevereiro de 2021, um acordo de cooperação técnica (ACT) que visa a ampliar os negócios internacionais de micro e pequenas empresas brasileiras, por meio de ações de promoção comercial, da geração de inteligência de mercado e da difusão da cultura exportadora, entre outras iniciativas.

O documento foi firmado pelo Presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, e pelo Presidente do Sebrae, Carlos Melles. A expectativa é de atender 300 empresas participantes das ações provenientes do ACT, resultando em 100 companhias com perfil de exportadoras internacionalizadas até 2021.

Durante a cerimônia de assinatura, Segovia ressaltou o imenso potencial do trabalho conjunto da Apex-Brasil e do Sebrae, especialmente na construção de soluções estratégicas para o aumento da capacidade produtiva da economia brasileira, a melhoria das práticas de gestão e a alavancagem das exportações das micro e pequenas empresas nacionais. Além disso, lembrou que a Apex-Brasil apoiou, em 2020, mais de 14 mil empresas, responsáveis por exportar mais de US$ 66 bilhões (cerca de 32% da exportação total do Brasil), e que mais de 52% dessas companhias apoiadas foram MPEs.

Melles frisou que, das 25 mil exportadoras do país, uma em cada três (8,4 mil) são de pequeno porte, mas as micro e pequenas empresas são responsáveis por apenas 1% dos valores negociados. Por meio dessa parceria, a Apex-Brasil e o Sebrae esperam converter mais companhias brasileiras em exportadoras.

Veja a cerimônia de assinatura aqui.