Apex-Brasil e Softex anunciam a renovação do convênio do Projeto Setorial de exportação



Apex-Brasil e Softex anunciam a renovação  do convênio do Projeto Setorial de exportação

No ano passado, o volume de negócios gerado pelas empresas
aderidas representou 41% do total exportado pelo setor


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Softex anunciam a renovação para o biênio 2020-2022 do convênio do Projeto Setorial Brasil IT+, o maior e mais abrangente plano de internacionalização competitiva de empresas desenvolvedoras de software e prestadoras de serviços de TI já realizado no país.

Iniciado em 2005, ele tem por objetivos gerar novas oportunidades de negócios no mercado internacional para as companhias brasileiras participantes, ampliar o volume de exportações, aumentar a exposição da indústria brasileira de TI e fortalecer a imagem do Brasil como um centro mundial de excelência no setor.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Augusto Pestana, destaca que o Brasil IT+, projeto feito em parceria com a Softex, está há 15 anos apoiando os negócios internacionais das empresas brasileiras do setor de TI. “A Agência entende este setor como extremamente importante para colocar o Brasil na era da transformação digital e com empresas que muitas vezes já nascem prontas ou rapidamente transformam suas soluções para o mercado internacional. Avaliamos criteriosamente os resultados anteriores e o potencial de negócios do setor e renovamos nosso plano de trabalho para os próximos dois anos”, reforça Pestana.

Em 2018, as 165 empresas integrantes do Projeto Setorial Brasil IT+, colaboraram com a expressiva quantia de R$ 2,5 bilhões (U$ 569 milhões) para a balança comercial do país. Esse valor representa 41% do total exportado pelo setor.

“Transformar as companhias nacionais de TI em players globais é um dos projetos mais importantes conduzidos pela entidade. Nesse novo ciclo, as empresas aderidas terão a oportunidade de participar de ações estratégicas de apoio à internacionalização. Serão oferecidas ações estruturantes focadas em capacitação e inteligência comercial, além do suporte para a presença em eventos internacionais com foco em prospecção e negócios em países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Chile, França, Espanha e Portugal. Outra meta é seguir incutindo nos participantes uma mentalidade voltada para a internacionalização e não apenas para a exportação”, destaca Diônes Lima, vice-presidente da Softex.

Outros benefícios oferecidos às associadas são acesso a informações qualificadas sobre os mercados-alvo, assessoria comercial no exterior, apoio na obtenção de financiamento para exportação (pré e pós-embarque) e em questões como registro de marcas e de software, localização, instalação de subsidiárias e aspectos legais.

Ao longo dos últimos 14 anos, o Projeto Setorial Brasil IT+ já envolveu mais de 600 companhias interessadas em expandir sua atuação para além das fronteiras nacionais e, nesse período, o número de empresas exportadoras saltou de 25 para mais de 280.

São também parceiros da Softex nessa iniciativa o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e seus 21 Agentes Regionais, unidades autônomas que integram o Sistema Softex e oferecem apoio a empresas de software e serviços de TI em diversas regiões do país.

Os interessados em fazer parte do Projeto Setorial Brasil IT+ devem preencher Formulário de Adesão e, na sequência, seguir as etapas de avaliação do potencial de internacionalização e apresentação de suas demandas e estratégias de ação no exterior. Detalhes no link https://bit.ly/2T0j8R6

Sobre o Projeto Setorial Brasil IT+

A marca Brasil IT+ representa a união de instituições e empresas que acreditam na capacidade do setor brasileiro de Tecnologia da Informação de realizar negócios sólidos dentro e fora do País. Além disso, Brasil IT+ certifica a competência e a qualidade da TI brasileira e assegura a entrega de soluções práticas, eficientes e inovadoras, por meio de uma combinação única de atributos que o Brasil tem a oferecer: business expertise, criatividade, flexibilidade, diversidade, infraestrutura e tradição na realização de parcerias sólidas. A crescente participação nacional nos principais mercados mundiais revela que o País é hoje um player estratégico em TI, tendo na marca Brasil IT + um sinônimo de sua competência como provedor de tecnologia em escala global. Concebida tendo como objetivo o desenvolvimento de uma agenda de internacionalização de empresas e de promoção das exportações, a marca é usada por organizações do Governo e do setor privado em projetos estruturados para o fomento comercial e em ações de relacionamento com clientes, potenciais compradores de serviços brasileiros, formadores de opinião e imprensa internacional. Com o intuito de reforçar, em âmbito internacional, a confiabilidade e a alta qualidade da TI brasileira, Brasil IT + está presente em diversas iniciativas voltadas ao posicionamento, bem como fortalecimento dessa indústria. As atividades incluem, entre outras, a participação de delegações brasileiras em congressos e feiras internacionais, em missões empresariais e o convite a jornalistas, formadores de opinião e potenciais compradores a conhecer a expertise brasileira neste setor.

Sobre a Softex

Com sede em Brasília, a Softex atua há mais de 20 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 21 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento. Nessas mais de duas décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das três esferas – Governo, Academia e Setor Privado – para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital.  Para evoluir ao longo de todos estes anos, a Softex se reinventa constantemente, um esforço que se traduz em uma série de conquistas envolvendo iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento. Em seu portfólio de execução estão, entre outros, os programas StartUp Brasil, Inova Maranhão, TechD, Brasil Mais TI, Conexão Startup Brasil, Brasil IT+ e MPS.BR. 

Para mais informações acesse www.softex.br

Siga a entidade no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter

MLP Assessoria de Imprensa Mário Pereira (MTB. 11.549) – mario@mlpcom.com.br Karen Kornilovicz (MTB. 25.744) – karen@mlpcom.com.br Tel.: (11) 3064-8066