Apex-Brasil está entre as finalistas em premiação global para agências de promoção de exportações



Apex-Brasil está entre as finalistas em premiação global para agências de promoção de exportações

Mapa Estratégico de Oportunidades desenvolvido pela Apex-Brasil foi o case apresentado à premiação WTPO Awards, do International Trade Centre

A Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – foi selecionada como uma das 18 melhores agências de promoção de exportações e investimentos do mundo pelo International Trade Centre, órgão vinculado à Organização Mundial do Comércio (OMC) e à Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A Agência está entre as finalistas na premiação WTPO Awards, na categoria “Melhor Uso de Tecnologia da Informação (TI)”.

O case apresentado na competição foi o Mapa Estratégico de Oportunidades, ferramenta online que serve como ponto de partida aos exportadores brasileiros. Com metodologia desenvolvida pela própria Agência, o Mapa cruza dados da oferta brasileira com a demanda dos mercados internacionais, de forma a identificar novas oportunidades de exportações e avaliar o posicionamento estratégico de produtos já exportados. A plataforma traz, ainda, informações como volume de importações, participação do Brasil e do principal concorrente por mercado.

A ferramenta está em constante evolução. Em 2019, foi implementada a possibilidade de pesquisa de oportunidades por produtos, usando-se o código do Sistema Harmonizado (SH), referência mundial. Em junho de 2020, aumentou-se o escopo dos países cobertos de 78 para 101, responsáveis por aproximadamente 95% das exportações brasileiras. Além disso, foram adicionadas as tarifas de importação e as medidas de defesa comercial (dumping e salvaguardas) que são aplicadas aos produtos de origem brasileira.

Dentro da categoria Melhor Uso de TI, a Apex-Brasil concorre com cases das agências da China, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Malásia e Geórgia. A premiação tem ainda mais duas categorias e reúne, no total, 18 agências participantes. Os vencedores serão anunciados na 13º WTPO Conference, que será realizada em Acra, em Gana, no dia 14 de outubro.

“Estar entre os finalistas do WTPO Awards é consequência do trabalho permanente da Apex-Brasil no apoio às empresas brasileiras, notadamente as de micro, pequeno e médio porte. O Mapa de Oportunidades é uma ferramenta online, de fácil acesso e grande utilidade para as empresas, tanto as que nunca exportaram e querem identificar possíveis mercados, quanto as que já atuam no mercado internacional e querem buscar novos destinos para seus produtos. O Mapa sinaliza também a crescente integração da Agência com o Itamaraty, demonstrando abordagem proativa, ambiciosa e com robusto emprego de TIC, uma dimensão fundamental nos tempos que vivemos”, comenta o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Augusto Pestana.

Neste ano, o prêmio recebeu 60 candidaturas, o número mais alto desde a sua criação, em 2004. A Apex-Brasil foi uma das vencedoras do prêmio, em 2010, na categoria Países em Desenvolvimento quando concorreu com o case do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Em 2014 e em 2016 a Apex-Brasil ficou entre as finalistas.

Segundo os organizadores, a competição foi criada como forma de reconhecer a excelência nos serviços de apoio ao comércio e celebrar iniciativas de excelência, inovação e efetividade no trabalho de promoção das exportações. Os participantes devem demonstrar que apoiam micro, pequenas e médias empresas e as auxiliam a se tornar mais competitivas no mercado internacional.

Mais informações sobre a premiação estão disponíveis neste link: http://www.intracen.org/news/Shortlist-announced-for-the-World-Trade-Promotion-Organization-Awards-2020/