Apex-Brasil investe na formação de Agentes de Transformação



Apex-Brasil investe na formação de Agentes de Transformação

Foco no cliente. Identificar as necessidades e as oportunidades de melhoria nos processos. Enxergar como os processos e as pessoas se relacionam com a missão da Apex-Brasil. Entender como o aumento da produtividade nos processos impacta os objetivos da Agência. Essas foram algumas das habilidades desenvolvidas por onze colaboradores de quatro Gerências e dois Escritórios no Exterior, na capacitação piloto em Gestão de Processos – Na Prática, realizada durante o mês de março.

A capacitação faz parte do programa de multiplicadores, parceria entre as Gerências de Recursos Humanos e de Gestão Estratégica. Aplicando a nova Metodologia Ágil de Gestão de Processos, a capacitação visa a formar Agentes de Transformação para atuar na linha de frente da transformação de processos, tratamento de riscos e ações de melhorias da Apex-Brasil. Estão sendo capacitados representantes da Diretoria de Negócios (Transformação Digital, Relacionamento com Clientes, Marketing e Gerência Regional), da Diretoria de Gestão Corporativa (RH), da Presidência (Comunicação Institucional) e dos Escritórios da Agência em Bogotá e em Miami.

A equipe da Coordenação de Processos, Riscos e Normas (CPRN) atua como facilitadora e tem o desafio de formar multiplicadores com visão analítica, sistêmica e estratégica. No contexto atual, a CPRN se superou em gerenciar o risco em meio ao cenário de combate à COVID-19. Planejada para ter uma turma presencial e uma de Ensino a Distância (EAD), a CPRN realizou a capacitação a distância por meio das ferramentas disponibilizadas pela Gerência de Tecnologia, Informação e Comunicação. As oficinas contam com ferramentas ágeis (canvas de empatia, “bow-tie” e Kanban), metodologias ativas de aprendizagem (aquário e games on-line), softwares Bizagi e Planner, além de vídeos e cases práticos para manter em alta o engajamento dos participantes.

Após as oficinas, os participantes aplicarão a metodologia na prática em processos críticos em suas áreas. “Nesse momento de crise, estamos criando Grupos de Trabalho para a criação e melhoria de processos de gestão e de negócios da Agência, para aprimorar o atendimento aos Escritórios no Exterior”, diz Laís de Andrade Couto Dutra, da Gerência Regional. Ela ainda complementa que as ferramentas de gestão de processos apresentadas no curso já estão sendo implementadas para estruturar esse trabalho, principalmente na identificação dos problemas, de proposição de melhorias e no redesenho de processos.

A certificação dos Agentes de Transformação está prevista para o mês de junho. Ao longo de 2020 serão abertas novas oportunidades de participação, até que todas as Gerências possuam colaboradores-líderes na transformação dos processos e no tratamento de riscos.