Apex-Brasil lança e-book e dá primeiro passo na produção de conhecimento sobre negócios internacionais



Apex-Brasil lança e-book e dá primeiro passo na produção de conhecimento sobre negócios internacionais

Publicação reúne 16 ensaios produzidos no âmbito das instituições executoras do PEIEX e traz avaliações e relatos de experiências de empresas durante a pandemia

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) inicia em janeiro de 2021 um ambicioso projeto de tornar-se um centro de produção de conhecimento sobre negócios internacionais. O primeiro passo dessa jornada está materializado no e-book Ensaios PEIEX 2020, disponível para download neste link.

A publicação é resultado de um trabalho que envolveu diversas instituições parceiras da Agência na execução do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) numa ação piloto para encontrar as melhores práticas de gestão e experiências inovadoras de empresas brasileiras ao longo da pandemia de Covid-19. Os Núcleos operacionais do PEIEX foram convidados a enviar artigos sobre oportunidades e desafios para a execução do Programa no pós-pandemia e sobre estudos de casos de atendimento e gestão.

A Apex-Brasil recebeu mais de 20 ensaios, 16 dos quais foram selecionados por uma banca composta por professores e agentes de negócios internacionais. O e-book Ensaios PEIEX 2020 reúne estes 16 ensaios que relatam experiências de Norte a Sul do país: Rio Grande do Norte, cujo Núcleo iniciou suas atividades em fevereiro de 2020, quando a covid-19 já era uma ameaça real aos negócios; Brasília, já experiente em atendimento a distância; Varginha (MG) dedicado ao Agro; Passo Fundo, Chapecó, Manaus (Polo Boa Vista), Palmas, Macapá-Amapá, São Leopoldo, Cascavel e Criciúma.

“Percebemos que a atuação da Agência, seus projetos e parcerias, poderia resultar na geração de conhecimento que será útil para aprimorar a atuação das empresas brasileiras e da própria Apex-Brasil. Temos a ambição de nos tornarmos um centro de conhecimento sobre negócios internacionais e o e-book com os ensaios é nosso primeiro passo neste sentido”, celebra a Coordenadora do Projeto de Ensino de Comércio Exterior da Apex-Brasil, Karina Bazuchi.

Além do compartilhamento e da consolidação de conhecimentos pelos Núcleos, esse e-book motivou também o registro da Apex-Brasil como Editora junto à Câmara Brasileira do Livro (CBL). A publicação já recebeu um número ISBN, que é uma espécie de registro universal da publicação.

Esse registro de obras editoriais é um instrumento importante, pois facilita a busca da publicação em catálogos e sistemas nacionais e internacionais, além de trazer credibilidade para a obra e para quem a publica, além de tornar possível sua comercialização em livrarias e outros canais de venda. Assim, a Apex-Brasil passa a organizar melhor sua produção de conteúdo para se posicionar como uma grande produtora de conhecimento sobre negócios internacionais no Brasil e no exterior.

SERVIÇO

E-book Ensaios PEIEX 2020

DOWNLOAD: https://click.apexbrasil.us/SR8tI