Apex-Brasil lança estudo de oportunidades de exportações e investimentos para Santa Catarina



Apex-Brasil lança estudo de oportunidades de exportações e investimentos para Santa Catarina

A Apex-Brasil lançou o estudo “Santa Catarina – Perfil e Oportunidades de Exportação e Investimentos 2020”, uma publicação inédita que visa identificar mercados estratégicos e fatores que possam favorecer o fortalecimento econômico do estado e o processo de internacionalização das operações das suas empresas.

A publicação apresenta um panorama geral da economia de Santa Catarina e identifica o seu potencial exportador a partir de uma análise das suas exportações de bens, serviços e do perfil dos investimentos estrangeiros diretos no estado.

O estudo identifica sete setores com baixo desempenho exportador, mas com forte potencial para a exportação de bens. Dentre eles, destacam-se cinco setores mais atrativos, com base no conjunto dos critérios selecionados:  (i) confecção de artigos do vestuário e acessórios; (ii) fabricação de artefatos têxteis, exceto vestuário; (iii) fabricação de artigos de cutelaria, de serralheria e ferramentas; (iv) fabricação de bebidas alcoólicas; e (v) fabricação de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos.

São destacadas 1.736 oportunidades mapeadas em 18 complexos para as exportações de Santa Catarina para a China, Estados Unidos, Argentina, México e Paraguai, considerados os cinco principais destinos das exportações catarinenses.

O lançamento do estudo foi realizado no dia 11 de março, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), com participação de representantes da Secretaria de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina e da Câmara de Comércio Exterior da FIESC.

Baixe aqui o estudo completo.