Apex-Brasil lança na Serra Gaúcha programa de capacitação de empresas para exportação



Apex-Brasil lança na Serra Gaúcha programa de capacitação de empresas para exportação

Programa nacional será realizado em parceria com a Microempa, atendendo 125 empresas nas regiões de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Erechim.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará, no dia 24 de novembro, às 15h30, um importante instrumento de apoio à exportação na Serra Gaúcha: o Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da ApexBrasil com a Microempa. O evento contará com a presença do Presidente da Microempa, Pedro Elói Steffens; Gabriel Isaacsson, Representante da Apex-Brasil para a Região Sul; Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil e de representantes do governo do estado e municipal.

O PEIEX capacita empresas brasileiras para o processo de exportação de produtos e serviços de forma planejada e segura. Somente no primeiro mês de atuação do programa na região mais de 12 empresas já aderiram ao projeto, 150% a mais que a meta do projeto para o período. Ao longo dos próximos 2 anos, pelo menos 125 empresas devem ser capacitadas pelo Núcleo Operacional em Caxias do Sul, que conta com polos em Bento Gonçalves e Erechim. Em âmbito nacional, nos últimos 13 anos, o programa já qualificou mais de 25 mil empresas para a exportação. Apenas no Rio Grande do Sul, mais de 4,5 mil empresas foram preparadas para exportar desde 2008.

“Trazer para a nossa região esse importante programa de capacitação e desenvolvimento vai ao encontro de um dos principais objetivos da Microempa, que é contribuir efetivamente para o desenvolvimento dos nossos empresários de micro e pequenas empresas. Nessas mais de três décadas de atuação da entidade reunimos a expertise necessária em diversos projetos para preparar empresários e negócios para acessar o mercado externo, atuação que será potencializada a partir do PEIEX”, sinaliza o presidente da Microempa, Pedro Steffens.  

A escolha pela atuação do PEIEX na Serra e na região noroeste do Rio Grande do Sul se deu por seus fortes potenciais exportadores. Entre 2018 e 2020, os municípios dessas regiões exportaram, na média, um valor agregado anual de aproximadamente 4 bilhões de reais. Esse montante, que vem em trajetória ascendente, coloca as empresas locais em destaque no cenário nacional.

”É uma nova e frutífera parceira da ApexBrasil no Nordeste gaúcho. A capilaridade da entidade, que possui mais de três mil micro e pequenas empresas associadas, demonstra a relevância dela no ecossistema econômico local. Além das micro e pequenas empresas, o programa atende empresas de todos os portes e de todos os setores. Esperamos, agora, apoiar as empresas locais em seus processos de internacionalização”, disse a Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita Albuquerque.

Funcionamento do programa
A metodologia do programa é aplicada por meio de visitas de Monitores e Técnicos do PEIEX. Após uma série de visitas técnicas, que podem ser presenciais ou remotas, o empresário recebe um plano de trabalho, contendo assuntos teóricos e práticos relativos à exportação que devem ser abordados durante o processo de qualificação. Para ser considerada qualificada, a empresa deve receber todas as informações estabelecidas no plano de trabalho.  Na etapa final do trabalho de qualificação, as empresas recebem um Plano de Exportação, no caso de empresa de bens, ou um Mapa de Valor, no caso de empresas de serviços, elaborado em conjunto com o Técnico do PEIEX. Nele, constam informações estratégicas e operacionais para exportação.

Participação
A participação no programa é gratuita e podem se inscrever empresas de todos os setores e porte com CNPJs ativos, produto ou serviço exportável, que desejam se qualificar para exportação em até dois anos e tenham condições de aumentar sua produção ou dedicar parte dela para atender clientes internacionais. Possibilidade de adaptar produtos e serviços para o mercado internacional, disponibilidade para melhorias de gestão e recursos financeiros para investir na exportação (ou concordem em exportar de forma indireta) também são critérios observados. 

Sobre o PEIEX
O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa.

Em seus mais de 10 anos de execução, o PEIEX qualificou mais de 25.000 empresas. As empresas atendidas pelo PEIEX tendem a ter um rápido retorno em termos de volume de exportação: R$357,5 milhões exportados entre janeiro e junho de 2021, considerando apenas as empresas capacitadas no biênio anterior. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de máquinas e equipamentos, têxtil e confecção, móveis e cosméticos (dados de dezembro/2020).

SERVIÇO:
Lançamento do núcleo PEIEX Caxias do Sul – RS
Data: 24 de novembro de 2021
Horário: 15h30-17h00
Local: Microempa
Endereço: R. Ângelo Lourenço Tesser, 1141 – De Lazzer, Caxias do Sul – RS.
Link de inscrição: Lançamento PEIEX: Núcleo Caxias do Sul