Apex-Brasil organiza encontros com 56 associações setoriais
Workshops foram oportunidade para debater impactos e soluções para crise da Covid-19 nos projetos de promoção de exportação realizados em parceira
A Apex-Brasil realizou, de 12 a 14 de maio, uma série de três workshops online para 56 associações setoriais que são parceiras da Agência em projetos de promoção de exportações e investimentos. São organizações que representam diversos segmentos produtivos brasileiros, ligados aos serviços, ao agronegócio e à indústria. No ano passado, por meio dessas parcerias, a Apex-Brasil atendeu a quase seis mil empresas brasileiras, que exportaram US$ 31,8 bilhões.
Os workshops de Alinhamento Estratégico constituíram uma oportunidade de aproximação da Apex-Brasil com seus parceiros nesse momento de crise causada pela Covid-19. Durante os encontros, a Apex-Brasil apresentou análises do impacto da crise nos mercados e mostrou o que tem feito para continuar atraindo investimentos para o Brasil e promover as exportações e a internacionalização de empresas brasileiras. Ao mesmo tempo, ouviu relatos das entidades que colocaram seus pontos de vista, desafios e perspectivas frente a este momento.
O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, fez uma análise dos impactos da pandemia nos investimentos e no comércio global e destacou a importância de se manter os fluxos comerciais, para fornecer acesso a itens essenciais e limitar as consequências negativas da situação na economia brasileira. Ele lembrou que dados da OMC indicam que o comércio mundial deve cair entre 13% e 32% por conta da pandemia. Apesar disso, as exportações brasileiras de abril se mantiveram estáveis (-0,3%) na comparação com 2019. E as vendas externas no mês foram de US $ 18,3 bilhões, com um superávit acumulado de 12,3 bilhões.
“Nos primeiros momentos da crise, a Apex-Brasil deflagrou uma uma série de frentes de ação, visando apoiar nossos clientes e parceiros. Foram 23 iniciativas que aproveitam ao máximo o potencial das novas tecnologias para manter um fluxo fundamental de informação a respeito do comércio”, relatou Segovia, mencionando atividades como desenvolvimento de hotsite sobre impactos da Covid-19, webinars, podcasts e elaboração de painéis de comércio, com dados atualizados e qualificados.
“Não podemos perder de vista o potencial brasileiro, o protagonismo do País em segmentos estratégicos e o reconhecimento internacional de nossa credibilidade como um grande parceiro comercial inovador e de alta tecnologia”, afirmou Segovia. No workshop com 18 associações de setores de alimentos e bebidas e agronegócio, Segovia destacou os resultados do segmento: “muito do que foi conquistado em termos de volumes exportados neste ano tem a contribuição central do agronegócio, com destaque para as vendas para a Ásia, para onde nossas exportações cresceram impressionantes 21,6%. É importante lembrar que o Brasil tem um papel importante no atendimento da segurança alimentar global, em meio à crise do Covid-19 e depois dela, o que pode garantir ao País uma posição diferenciada em termos internacionais”, afirmou.
Nos três encontros o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Augusto Pestana, destacou a realização de pesquisa que foi feita com os parceiros para identificar atividades que possam minimizar os efeitos da crise provocada pela COVID-19 nas ações de promoção das exportações. Para Pestana, algumas inovações que já estão sendo adotadas devem se manter após a pandemia. “Entramos numa fase de aceleração de ações que podem ser feitas, ou incrementadas, de forma digital, como rodadas de negócio virtuais e campanhas de promoção em redes sociais”, afirmou.
Também nas três ocasiões, Edervaldo Teixeira, diretor de Gestão Corporativa, destacou que a Apex-Brasil vem atuando desde o início dessa gestão para otimizar o uso de recursos, com austeridade e foco em resultados. Ele explicou que está havendo um acompanhamento constante das ações de parceiros impactadas pela pandemia, tais como cancelamento de eventos. “Todos nós estamos no mesmo barco. Tenho a certeza de que vamos enfrentar esses mares revoltos e cumprir nossa missão pelo País. Para isso, contaremos com a tripulação da Apex-Brasil, altamente qualificada, e com vocês, nossos parceiros”, disse Teixeira.