Apex-Brasil organiza seminário sobre agricultura sustentável em Washington



Apex-Brasil organiza seminário sobre agricultura sustentável em Washington

Especialistas do Brasil e dos EUA se reuniram hoje (13/11) na capital norte-americana para discutir soluções de inovação e tecnologia para as questões globais de segurança alimentar

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organiza o seminário, “Diálogo sobre Alimentação e Agricultura Sustentável: um Modelo Baseado na Ciência”, na quarta-feira, 13 de novembro, em Washington, D.C. Realizado em parceria com a Purdue University, Atlantic Council e Embaixada do Brasil em Washington, o evento reúne especialistas agrícolas do Brasil e dos EUA para discutir o papel da tecnologia digital no combate aos crescentes desafios da segurança alimentar global.

A abertura contou com a presença do subsecretário de Agricultura para o Comércio e Assuntos Agrícolas Estrangeiros dos Estados Unidos, Ted McKinney, que ressaltou a importância da colaboração entre Brasil e Estados Unidos na busca de soluções para a segurança alimentar mundial. “Teremos que alimentar de 9 a 10 bilhões de pessoas em 2025 e esse trabalho conjunto é exatamente o que precisamos”, disse.

Dentre os palestrantes estavam Keith Fuglie, Economista do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), Josiah McClellan, da Corteva Agriscience, divisão agrícola da DowDuPont; Luis Otavio Dias da Fonseca, da IBM; Karen Plaut, da Purdue University, Marcos Fava Neves, da Universidade de São Paulo, Geraldo Martha Jr., da Embrapa, e Luiz Cornacchioni, da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). O seminário foi composto por dois painéis de discussão e uma apresentação de estudo de caso.

O primeiro painel, “Sustentabilidade e Produtividade – o Futuro da Agricultura”, examinou como as práticas agrícolas sustentáveis podem levar a uma melhor utilização dos recursos na agricultura e pecuária. O segundo painel, “Ciência em Prática – Agricultura 4.0”, explorou as mais recentes tecnologias inovadoras e seu impacto na produtividade, eficiência e sustentabilidade. Uma apresentação de estudo de caso apresentou o potencial da tecnologia digital quando aplicada à produção em larga escala.

“Como um dos maiores produtores agrícolas do mundo e um forte defensor do Acordo de Paris, o Brasil emergiu como líder global no espaço da agricultura sustentável”, afirma Sergio Segovia, presidente da Apex-Brasil. “Com a expectativa de que a população global aumente para 10 bilhões até 2050, reconhecemos nossa responsabilidade de ajudar a alimentar o mundo utilizando os vastos recursos hídricos do Brasil e a significativa disponibilidade de terras aráveis,. Esperamos que esse diálogo que iniciamos em Washington proporcione uma oportunidade para muitos ouvirem e aprenderem sobre as soluções tecnológicas inovadoras que podem ajudar a tornar as práticas agrícolas globais mais sustentáveis e produtivas.”

A produção agrícola brasileira tem aumentado constantemente nas últimas duas décadas com base nos esforços dedicados do país para adotar novas tecnologias em máquinas, equipamentos e genética. Essas iniciativas aumentaram significativamente a produtividade dos principais produtos agrícolas do país, incluindo açúcar, soja e milho. Isso é importante porque a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) prevê que a demanda global por alimentos aumentará 50% até 2050, e espera-se que o Brasil responda por 40% do crescimento da produção de alimentos necessário para atender à crescente demanda.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimento estrangeiro para setores estratégicos da economia brasileira. A Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial e trabalha com atores públicos e privados para desenvolver a competitividade das empresas brasileiras e do país em geral. Juntamente com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária (CNA), Sociedade Rural Brasileira (SRB) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a Apex-Brasil trabalha para conscientizar e incentivar práticas agrícolas sustentáveis no Brasil e promover o agronegócio brasileiro em mercados internacionais estratégicos. 

Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br (61) 2027-0775