Apex-Brasil: papel estratégico na promoção de empresas nos Emirados Árabes Unidos



Apex-Brasil: papel estratégico na promoção de empresas nos Emirados Árabes Unidos

Agência facilita o relacionamento com fornecedores, por exemplo, e auxilia no processo de internacionalização

O mercado dos Emirados Árabes Unidos (EAU) contempla diversas empresas brasileiras que fizeram um esforço de internacionalização e hoje estão consolidadas no mercado local. A BRF é um destes exemplos e, inclusive, conta com a participação da Apex-Brasil para facilitar o relacionamento com fornecedores. Este é um dos pilares do papel da Agência na promoção de investimentos e empresas.

Mapeando as oportunidades, em 2014, a empresa decidiu abrir a sua primeira unidade fora do Brasil construída totalmente do zero. Por considerar o Oriente Médio um mercado estratégico, a escolha foi certeira. A Sadia, por exemplo, está no mercado local desde a década de 70 e hoje é uma das marcas com maior awareness do ramo, sendo considerada uma marca local por boa parte do público consumidor, tamanha é a identificação.

Atualmente, a operação da BRF conta com mais de 500 colaboradores de 14 nacionalidades nas duas fábricas locais, consideradas as maiores fornecedoras de carne processada da região. A dinâmica industrial envolve as etapas de recebimento de insumos do Brasil, estoque, processamento e distribuição para todos os países do Oriente Médio e norte da África.

Os clientes incluem grandes cadeias de alimentação como Mc Donald´s, Burger King e KFC, a quem eles fornecem hambúrgueres, nuggets, peito de frango e cortes especiais.

Um dos diferenciais das empresas que se instalam em outro país é que isso requer um estudo detalhado de mercado. A BRF, por exemplo, analisou o consumo local e percebeu que 90% dos clientes eram expatriados. Isso significa que os gostos são completamente diversificados.

Hoje, a marca mantém mais de cinco linhas de produtos em seu portfolio para atender a todos. No ano passado, 37 novos produtos foram lançados, sendo 100% da produção halal. Segundo o vice-presidente da BRF, Patrício Rohner, há uma preocupação constante de estar próximo ao consumidor e desenvolver produtos para o paladar local. “Ajustar o sabor, usar ingredientes familiares ao consumidor e estar perto permite entregar não apenas conveniência, mas sabor local para construir um vínculo emocional”, conclui.

Próximos passos

A ideia daqui para frente é aprimorar ainda mais o processo distributivo das fábricas. Além disso, o VP da BRF disse que um dos principais objetivos daqui para frente é fortalecer cada vez mais a marca em países como Arábia Saudita, Kuwait, entre outros.