Apex-Brasil participa da 11ª edição do ENASERV



Apex-Brasil participa da 11ª edição do ENASERV

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participou, em 28 de julho de 2020, da 11ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (ENASERV 2020), organizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). O encontro virtual, patrocinado pela Agência e cujo tema central foi “Novos Horizontes no Comércio Exterior de Serviços”, teve mais de 2.000 inscritos e contou com palestras de diversos representantes dos setores público e privado, incluindo Sergio Segovia, presidente da Apex-Brasil.

O objetivo da conferência virtual foi promover o diálogo sobre a importância do comércio internacional de serviços para a economia brasileira, tema diretamente vinculado à atuação da Apex-Brasil. Em seu discurso, Segovia ressaltou a experiência e as perspectivas da Agência na promoção externa do setor. Além de demonstrar, com dados atualizados, o retorno da Apex-Brasil para a sociedade, Segovia mencionou a importância da inovação e de novas formas de apoio oferecidas pela Agência, que intensificarão a promoção das exportações dos provedores de serviços, cuja “participação elevada no PIB exige atenção redobrada à relevância do setor”. A título de exemplo, anunciou a extensão do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) a essas empresas, com plano de trabalho previsto para setembro de 2020.

Segovia mencionou, também, a adaptação da Apex-Brasil ao contexto da pandemia da Covid-19, que a tornará mais eficiente em seu apoio às exportações nacionais de serviços. As iniciativas citadas incluem a crescente digitalização da Agência, demonstrada pela criação de plataformas online, como o Painel de Comércio e o Hotsite Coronavírus, e pela realização de eventos virtuais inéditos, como o Invest in Brasil Infrastructure e o Brasil Investment Forum 2020, de formato híbrido. Ademais, Segovia frisou os ganhos de eficiência possibilitados por parceiros estratégicos recentes, como o BNDES, a Embrapa e o Serpro, que auxiliarão a Apex-Brasil em seu apoio a empresas de todos os portes e de diferentes naturezas jurídicas.

Veja a gravação completa do evento aqui.