Apex-Brasil participa de debate sobre estratégias de IED para países em desenvolvimento



Apex-Brasil participa de debate sobre estratégias de IED para países em desenvolvimento

Brasília, 01 de março de 2021 – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participou do primeiro webinar de uma série de quatro encontros organizados pela Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimento (World Association of Investment Promotion Agencies – WAIPA), Fórum Econômico Mundial (WEF), Centro Internacional de Comércio (ITC) e Instituto de Desenvolvimento Alemão (German Development Institute), destinados a debater formas de aprimorar a capacidade das agências de promoção de investimentos (IPAs) atraírem investimentos.

O webinar “Strengthening investment facilitation capacity for development” (Fortalecendo a capacidade de facilitação de investimentos para o desenvolvimento) ocorreu em 26 de fevereiro e contou com a apresentação de experiências das agências nacionais do Bahrein, Brasil, França e Gana.

Os participantes discutiram os principais desafios enfrentados pelas empresas no acesso ao investimento estrangeiro no período pós pandemia e apresentaram algumas das ações desenvolvidas para apoiá-las nesse processo de recuperação da crise. Em especial, foram debatidas as dificuldades que as pequenas e médias empresas têm para se recuperar dessa crise. “Ao mesmo tempo em que o ano de 2020 registrou um crescimento no capital internacional, percebeu-se uma queda nos investimentos estrangeiros diretos”, afirmou Matthew Stephenson, analista do Fórum Econômico Mundial (WEF Policy and Community Lead of International Trade and Investment).

A Apex-Brasil compartilhou sua experiência em apoiar as empresas brasileiras e investidores estrangeiros durante a pandemia. De acordo com Augusto Pestana, Diretor de Negócios da Apex-Brasil, a Agência elaborou uma série de materiais para orientar as empresas sobre as mudanças no cenário de investimentos e apoiá-las na análise de novas oportunidades de atração de investimento. “Temos orientado nosso foco para a atração de investimentos que ofereçam a máxima contribuição ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do nosso país e a prestação de um serviço de assistência pós-operação (aftercare) para assegurar a sustentabilidade dos investimentos realizados”, comentou Pestana. 

O evento também discutiu a importância do papel das IPAs no fornecimento de informações e de assistência no processo de captação de investimentos realizado para as empresas locais e na orientação sobre o destino dos investimentos dado às empresas estrangeiras. Segundo Pestana “a Apex-Brasil apoia as empresas tanto no acesso ao investimento estrangeiro quanto na sua conexão com as cadeias internacionais de valor. Enxergamos a atração de investimentos e a internacionalização como duas áreas fortemente conectadas para a expansão internacional da empresa”. 

Para mais informações sobre o trabalho de atração de investimentos da Apex-Brasil, acesse a página: https://investinbrasil.com.br/en/home