Apex-Brasil participa de Fórum de CEOs Índia Brasil – Edição do Agronegócio
Brasília, 28 de janeiro de 2021 – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participou hoje do VI Fórum de CEOs Índia Brasil – Edição Agronegócio, organizado pela Câmara de Comércio Índia Brasil. O objetivo do evento foi intensificar a interação entre o setor público e o privado, refletindo sobre os desafios e oportunidades a serem exploradas pelos dois países no setor do agronegócio.
No discurso de abertura, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina destacou que o Brasil quer se firmar como parceiro estratégico, confiável e de longo prazo para a Índia. “Não queremos simplesmente competir, mas colaborar. Podemos cada vez mais complementar os esforços locais indianos, contribuindo para sua segurança alimentar e energética, para a modernização do campo e para geração de renda, com esforços sinérgicos e construtivos”, disse.
A ministra lembrou que os desafios não serão pequenos, tendo em vista as estimativas de que até 2030 a Índia ultrapassará a China e terá a maior população do mundo, e de que até 2050, o PIB indiano, em termos de paridade do poder de compra, saltará de 7% para 15% do total mundial. “O duplo crescimento – de população e de renda – ampliará enormemente a classe média urbana, que demandará cada vez mais alimentos e energia. Para atendê-la de forma sustentável é indispensável fomentar a inovação. O Brasil é pioneiro e referência em tecnologia agrícola e em agricultura tropical. O etanol é um exemplo onde podemos colaborar para que a Índia fomente a produção desse biocombustível, com impacto direto sobre a redução dos níveis de poluição nas grandes cidades, no aumento das energias renováveis em sua matriz e na redução da dependência da importação de petróleo” completou a ministra, acrescentando que o Brasil poderá contribuir ainda para melhorar a oferta de alimentos-chave no mercado indiano, como feijões e pulses, e proteína animal.
O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, ressaltou que, nos últimos 30 anos, com a abertura comercial das economias do Brasil e da Índia, a relação bilateral cresceu e ficou mais efetiva. “E a Apex-Brasil esteve atenta a essa evolução. Em 2020, a Agência realizou mais 400 iniciativas em 70 países em coordenação com as embaixadas brasileiras, e 17 tiveram a Índia como mercado alvo. A intensa agenda de promoção internacional em parceria com o MAPA, MRE e Embrapa inclui uma série de entregas para o setor do agronegócio, entre feiras, missões, rodadas de negócios, pesquisas de mercado e outros.”
Segovia disse ainda que o Brasil se estabeleceu historicamente como um confiável parceiro de negócios. “Hoje nossa economia oferece incontáveis oportunidades de comércio e investimentos, que nos permitem fortalecer as trocas com a Índia e trabalharmos juntos em uma agenda de interesses comuns. A Apex-Brasil está à disposição para apoiar programas e inciativas que possam estreitar essas relações entre nossos países”, afirmou.
Participaram também o Embaixador do Brasil na Índia, André Aranha Côrrea do Lago, o Embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, o Presidente da Câmara de Comércio Índia Brasil e Cônsul Geral Honorário da Índia no Rio de Janeiro, Leonardo Ananda Gomes.
Apex-Brasil e Índia
Em 2020, o comércio do Brasil com a Índia totalizou US$ 6,7 bilhões, sendo US$ 2,8 bilhões em exportações brasileiras e US$ 3,9 bilhões em importações. As empresas apoiadas pela Apex-Brasil foram responsáveis por quase 40% das vendas brasileiras para a Índia nesse ano. Em 2021, a Agência vai organizar a presença brasileira em eventos como a feiras Annapoorna/Anufood; o Fórum de Importadores Indianos e uma rodada virtual de negócios entre empresas brasileiras e indianas do setor de alimentos e bebidas.
Nesse mês de janeiro, foi realizada a primeira edição do Cotton Brazil Outlook, uma série de eventos virtuais promovida em parceira com a Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) e Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão). Essa primeira edição apresentou as inovações do algodão brasileiro empresários do ramo têxtil indiano.