Apex-Brasil participa de hackathon e de conferência organizadas por estudantes brasileiros
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participou, em 14 de agosto de 2020, da conferência BRASA Hacks 2020, etapa final de uma hackathon organizada pela Brazilian Student Association (BRASA). O encontro virtual, patrocinado pela Agência e cujo objetivo foi capacitar, engajar e conectar estudantes brasileiros apaixonados por tecnologia, contou com palestras de diversos líderes do setor privado, incluindo executivos da Ambev, da Amazon, da Google, da Microsoft e da 3G, representada por Jorge Paulo Lemann.
A Apex-Brasil foi representada pelo Coordenador de Transformação Digital, Alexandre Gualter, que apresentou a Agência e explicou os fundamentos de sua transformação digital ao público da conferência. Gualter ressaltou a experiência digital da Apex-Brasil, intensificada pelos efeitos da pandemia da Covid-19, e detalhou sua estratégia de inovação, baseada em parcerias de pesquisa e desenvolvimento, contratações, parcerias de negócios e apoio a startups. O objetivo dessa estratégia é fomentar um ecossistema exportador e investidor no Brasil, de modo a contribuir para seu desenvolvimento econômico. Nesse contexto, Gualter citou o exemplo do InovApex Chamamento Público, divulgado dias antes, que visa a selecionar startups e empresas de tecnologia que ofereçam soluções e conteúdos inovadores para projetos internacionais da Agência.
Como desafiante da hackathon, a Apex-Brasil teve sua própria trilha na BRASA Hacks 2020 e integrou a banca que avaliou os finalistas do desafio, durante o qual as equipes participantes propuseram soluções inovadoras que contribuíssem para a atuação da Agência. A trilha da Apex-Brasil foi considerada a mais desafiadora, pois o tema da exportação era novidade para todos os inscritos. Além de terem que pensar na construção de códigos para os aplicativos, os participantes tinham que se familiarizar com amplo conteúdo referente à exportação. Para tanto, contaram com a mentoria de colaboradores de diversas áreas da Apex-Brasil, em esforço verdadeiramente transversal.
A equipe vencedora, AOEX, desenvolveu um aplicativo que facilitaria o contato entre exportadores e potenciais exportadores no agronegócio, de modo a criar uma rede de apoio e de consulta, que promoveria a cultura exportadora no meio rural e ampliaria o número de agroexportadores no país. A proposta, concebida para ser prática e autossustentável, atingiria o equilíbrio financeiro em seu primeiro ano de implementação.
Veja o vídeo explicativo do projeto da equipe vencedora aqui.
Veja o depoimento da representante da equipe vencedora aqui.