Apex-Brasil participa do Pacto Global em Nova Iorque



Apex-Brasil participa do Pacto Global em Nova Iorque

No dia 16 de julho, a Rede Brasil do Pacto Global realizará em Nova Iorque (Estados Unidos) a segunda edição do SDGs in Brazil – The Role of the Private Sector (em tradução livre, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – O Papel do Setor Privado), que tem como objetivo apresentar os esforços do setor privado brasileiro para o alcance dos ODS.

O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, participará da abertura do evento, que será realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

O público da conferência é constituído por executivos seniores, especialistas em sustentabilidade e representantes da comunidade de investidores, da sociedade civil e da ONU, que contribuirão para o debate internacional sobre práticas sustentáveis no contexto brasileiro.

O SDGs in Brazil ocorre no âmbito do Fórum Político de Alto Nível da ONU (UN High Level Political Forum), que ocorre de 9 a 18 de julho em Nova Iorque. O HLPF 2019 é a plataforma central das Nações Unidas para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O evento reúne representantes de entidades do Sistema ONU, lideranças empresariais, autoridades governamentais e membros da sociedade civil global, que durante duas semanas assistem às apresentações dos Relatórios Voluntários Nacionais (Voluntary National Reviews – VNRs) que serão feitas pelos 48 Estados Membros.

Em novembro de 2018, a Apex-Brasil aderiu formalmente ao Pacto Global na condição de “Organização Não Empresarial”, categoria que engloba as instituições que trabalham para o desenvolvimento do setor privado.

A Agência espera utilizar a adesão ao Pacto Global para estabelecer uma plataforma de promoção comercial e atração de investimentos para empresas brasileiras com soluções de sustentabilidade. Além do direito a um perfil básico no site do UN Global Compact e visibilidade em redes sociais nacionais, a Apex-Brasil poderá participar de eventos, conferências e treinamentos nacionais da ONU Brasil e em dois grupos temáticos e no Fórum Pacto Global anual.

A parceria também propiciará um fortalecimento da promoção da imagem do Brasil, fundamentada na perspectiva da sustentabilidade e responsabilidade sócio-empresarial, bem como na maior aproximação de empresas nacionais e internacionais comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre o Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida sob a liderança do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e lançada em 2000, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, dos ODSs e para o alinhamento de suas estratégias e operações com os “Dez Princípios da Pacto Global”, distribuídos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros um compromisso de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos.  A Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem como princípios a Universalidade (são relevantes para todas as pessoas), a Integração (equilibra as dimensões ambiental, social e econômica, lida com contradições e maximiza sinergias), e Não Deixar Ninguém pra Trás (os ODS beneficiam todas as pessoas em todos os lugares).

Para tanto, o Pacto Global conta com a participação de agências das Nações Unidas, parceiros na área de sustentabilidade e mais de 13 mil organizações signatárias, diversificadas e pertencentes a diferentes setores da economia.

 

Faça sua inscrição por aqui