Apex-Brasil promove palestra sobre mercados do agronegócio na Ásia



Apex-Brasil promove palestra sobre mercados do agronegócio na Ásia

A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promoveu no dia 5/7 em sua sede, em Brasília, a palestra Resultados e Desafios do Programa de Acesso a Mercados do Agronegócio na Ásia, proferida pelo engenheiro agrônomo e pesquisador de agronegócio global, Marcos Jank. A apresentação contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, do Embaixador Norberto Moretti, Secretário de Política Externa Comercial e Econômica do MRE, de Yana Dumaresq, Secretária Adjunta de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia e de outros representantes dos ministérios citados, além de colaboradores da Apex-Brasil.

Durante a apresentação, Jank que voltou recentemente de uma temporada de quatro anos na Ásia, quando representou associações de exportadores agroindustriais, apresentou dados e análises sobre os entraves que o Brasil enfrenta hoje para acessar mercados na Ásia nos setores do agronegócio, tanto do ponto de vista de barreiras tarifárias e não tarifárias, quanto do ponto de vista de imagem do país e dos setores produtivos. Jank também apresentou os resultados das ações realizadas na região, em 2017 e 2018, por meio de uma parceria entre Apex-Brasil, ABPA, ABIEC e ÚNICA, com apoio do MRE e do MAPA.

Após a apresentação, a ministra Tereza Cristina reforçou a importância da integração entre os órgãos governamentais no trabalho de acesso a mercados e promoção da imagem. “Nosso agronegócio é muito competitivo. Temos vantagens comparativas em relação ao mundo e trabalhando juntos – MAPA, MRE e Apex-Brasil – temos como aproveitar as sinergias e promover nossa imagem lá fora da melhor forma”, comentou a ministra.

O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, também ressaltou a importância do trabalho integrado para promoção do agronegócio. “Este setor, de enorme força econômica, é um dos prioritários para a Agência, tanto para a promoção comercial quanto para a atração de investimentos. Esta palestra, realizada no âmbito da discussão do nosso Planejamento Estratégico 2020- 2023, trouxe elementos muito relevantes para discutirmos a nossa atuação no setor que, com certeza, deverá ser pautada pela ação integrada com o setor público e privado”, afirmou.