Apex-Brasil promove webinar sobre impacto do COVID-19 no comércio com a União Europeia



Apex-Brasil promove webinar sobre impacto do COVID-19 no comércio com a União Europeia

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza no dia 30 de abril, às 10 horas, o webinar “União Europeia – Comércio e Ações institucionais na Pandemia”. O seminário online contará com a possibilidade de perguntas via chat e será realizado pela plataforma Teams.

A inscrição deverá ser feita pelo link https://passaporte.apexbrasil.com.br/apex/webinar/formulario.php?evento=96&locale=pt-BR.

O seminário contará com a participação de Ivana Gurgel, Ministra-Conselheira da Missão do Brasil junto à União Europeia, de Alex Figueiredo, Chefe de Operações do Escritório da Apex-Brasil em Bruxelas e de Gustavo Ribeiro, Coordenador de Acesso a Mercados da Apex-Brasil.

O evento apresentará o panorama atual do comércio entre Brasil e União Europeia diante da crise do coronavírus, levantando temas como medidas comerciais, econômicas, regulatórias e fiscais adotadas pela UE e pelos países do bloco em função da pandemia e seus impactos no comércio com o Brasil.

O webinar apresentará, ainda, o plano de reabertura dos países da União Europeia conforme a estabilização da Covid-19. O plano estabelece critérios a serem avaliados por cada Estado-membro para a retomada da economia.

Contexto

A Europa é o continente mais afetado pela da pandemia da COVID-19. De acordo com dados da Johns Hopkins University, se considerarmos a União Europeia e o Reino Unido como um único bloco, há mais de 1 milhão de infectados confirmados e mais de 110 mil mortes. Como base de comparação, os Estados Unidos têm 880 mil infectados e 50 mil mortes.

As mais recentes projeções do Fundo Monetário Internacional apontam para uma contração de 7% no Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia em 2020. Entre as grandes economias, a mais impactada será a Itália, com previsão de queda de PIB de 9% este ano, seguida pela Espanha, com contração de 8%, e pela França e Alemanha, ambas com quedas projetadas de 7% cada. Caso essas projeções se confirmem, será a maior contração econômica na história da União Europeia, inclusive a vivida pela região no auge da crise financeira de 2008/2009, quando o PIB do bloco caiu 4% em 2009.

A importância da União Europeia se reflete no comércio com o Brasil, sendo a segunda maior parceira comercial do país, perdendo apenas para a China. Embora o Brasil tenha apresentado um déficit de US$ 2 bilhões nas suas trocas comerciais com a União Europeia em 2019, as exportações brasileiras de bens manufaturados para a União Europeia foram de US$ 24 bilhões, ou seja, o dobro do valor exportado para a China e 68% do total exportado pelo Brasil para o bloco. Isso faz da União Europeia um dos principais mercados para a indústria brasileira de transformação e sua capacidade de gerar maior valor agregado e empregos diretos e indiretos.

Na atual situação da crise devido à pandemia, a Apex-Brasil vem acompanhando as medidas econômicas, de comércio e regulatórias adotadas pelo bloco europeu que estão publicadas na série de estudos “Mercados Globais e Coronavírus: Relatório de Inteligência de Mercado”, atualmente em sua terceira edição. O estudo busca mapear as respostas dos países à COVID-19 e os impactos sobre o comércio exterior e investimentos. A Apex-Brasil também lançou o Painel Covid-19 que apresenta a evolução paralela dos indicadores comerciais e dos casos confirmados de coronavírus. É possível pesquisar a evolução do comércio geral para os países da União Europeia em relação ao primeiro trimestre do ano, subsetores e números de casos confirmados do coronavírus.