Apex-Brasil reafirma compromisso com o combate à corrupção



Apex-Brasil reafirma compromisso com o combate à corrupção

No Dia Internacional Contra a Corrupção (9/12), a Agência Brasileira de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) reitera o seu compromisso com o combate à essa prática. Durante essa semana, empresas e instituições, públicas e privadas debatem sobre o impacto da Corrupção na sociedade e as ações para combatê-la.

Combate à corrupção na Apex-Brasil

O Programa de Compliance da Apex-Brasil foi instituído em 2019 para fortalecer a cultura de integridade na Agência. Dessa maneira, a prevenção da corrupção reúne uma série de iniciativas fundamentais para redução da corrupção. Nesse contexto, a Apex-Brasil desenvolve políticas de promoção da transparência e do acesso à informação, estimula iniciativas de integridade, inclusive junto às empresas parceiras, fomenta condutas éticas e contribui para melhorar a gestão dos recursos públicos.

“Na atualidade, não basta que tenhamos a consciência de estarmos atuando de forma correta e íntegra. Temos que demonstrar isso, proativamente e com transparência. E ainda, por prevenção, nos certificar que os nossos parceiros também estejam agindo assim”, afirma o Gerente de Integridade da Apex-Brasil, Marcelo Barreto Rodrigues.

A Apex-Brasil tem desenvolvido ações internas e externas para estruturar a sua atuação, sensibilizar e orientar colaboradores, clientes e parceiros em temas como: Conflito de Interesses, Canal de Denúncias, Transparência, entre outros. Busca-se estimular a conduta ética junto às empresas exportadoras, destacando a integridade como fator de competitividade no âmbito dos negócios internacionais. Destaca-se a parceria com parceiros, internos e externos, como a Comissão de Ética e Conduta da Apex-Brasil, a Controladoria-Geral da União (CGU), o Pacto Global da ONU e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Agência também possui canais de Ouvidoria:

•    Fala.BR: https://sistema.ouvidorias.gov.br  

•    E-mail: ouvidoria@apexbrasil.com.br  

•    Telefone: (61) 2027-0334 ou

•    Presencialmente: Térreo do Centro Empresarial CNC, Apex-Brasil.

Dia Internacional Contra a Corrupção

Em 2033, o dia 9 de dezembro foi instituído mundialmente como o “Dia Internacional contra a Corrupção”. A iniciativa foi resultado de uma proposta da delegação brasileira à Assembleia Geral da ONU, que havia aprovado, no mesmo dia na cidade de Mérida, no México, a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.