Apex-Brasil realiza oficinas para capacitar empresas do sul de Minas, Norte fluminense e Rio Grande do Sul



Apex-Brasil realiza oficinas para capacitar empresas do sul de Minas, Norte fluminense e Rio Grande do Sul

Iniciativa integra o programa de “Oficinas de Competitividade” da Agência e será realizada nos dias 3 e 5 de dezembro, em São Leopoldo (RS) e Juiz de Fora (MG), respectivamente

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoverá, nos dias 3 de dezembro, em São Leopoldo (RS), e 5 de dezembro, em Juiz de Fora (MG) oficinas de competitividade. No Rio Grande do Sul, a iniciativa terá foco em auxiliar empresários locais a elaborarem planos de negócios internacionais, enquanto que em Juiz de Fora o objetivo será auxiliar empresários locais a desenvolverem competências de negociação com atores internacionais, em um mundo com economia e atividades comerciais globalizadas. A ação tem por objetivo informar e capacitar, por meio de aulas presenciais, as empresas brasileiras que desejam exportar.

Em São Leopoldo, o tema “Plano de Negócios Internacionais” será apresentado pelo Professor Antonio Carlos Tonini, da Fundação Vanzolini. No encontro, o assunto será abordado com as seguintes perspectivas: metodologias de elaboração de um plano de negócios internacionais seguindo as características de cada empresa; análise financeira, plano de ações e organização de operações de exportação; e gestão de riscos.

Em Juiz de Fora, o tema “Negociação no Comércio Internacional” será apresentado pelo Professor Roberto Lang, da Fundação Vanzolini. No encontro, o assunto será abordado com as seguintes perspectivas: desenvolvimento de competências em negociação com atores internacionais; fatores culturais na negociação; e habilidades pessoais e inteligência comportamental.

“Nosso propósito é que a oficina contribua para a construção de um planejamento estratégico de inserção internacional das empresas, além de constituir uma ferramenta para treinamentode parceiros da Apex-Brasil na capacitação para o comércio externo”, explica a Gerente de Competitividade e Qualificação da Apex-Brasil, Ana Claudia Barbosa.

Sobre as Oficinas de Competitividade

As “Oficinas de Competividade” são uma ferramenta criada pela Apex-Brasil para ampliar o conhecimento dos empresários brasileiros – exportadores iniciantes ou não-exportadores – em comércio exterior por meio de aulas presenciais em várias cidades do país.

A iniciativa é aberta a qualquer pessoa que deseje se aprofundar nos temas abordados, a um custo de R$ 50.

Entre 2016 e 2018, o projeto alocou professores da Fundação Vanzolini para a execução de Oficinas em 15 estados da Federação. Nesse período, foram realizados 134 cursos e instruídas 2.114 empresas. Em 11 de setembro de 2019 foi assinado um novo contrato com a Fundação Vanzolini, vencedora de licitação realizada pela Apex-Brasil para o período de 30 meses, para dar continuidade à ação.

Os temas trabalhados neste novo ciclo das Oficinas serão “Introdução à Exportação”, “Plano de Negócios Internacionais”, “Marketing e Vendas Internacionais”, “Inovação e Desenvolvimento de Produtos para Comércio Exterior”, “Operações e Logística Internacionais”, “Planejamento Financeiro Internacional”, “Exportação de Serviços”, “Contratos Internacionais”, “Negociação no Comércio Internacional” e “Inovação e Design de Embalagens”.

As inscrições vão até o dia 25 de novembro e serão efetivadas mediante critérios de participação e confirmação do pagamento. As vagas são limitadas.

Oficina de Competitividade “Plano de negócios internacionais”:

Data: 3 de dezembro
Horário: 8h30 às 17h30
Local: UNISINOS, Av. Unisinos, 950 – Saguão da Biblioteca (Sala A02 213a), Cristo Rei – São Leopoldo – RS

Palestrante:

Antonio Carlos Tonini é economista formado pela USP, especialista em Qualidade e Produtividade Empresarial, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção (Poli-USP), Professor de pós-graduação e Consultor pela Fundação Vanzolini.

Clique aqui para se inscrever na Oficina de Competitividade de São Leopoldo

Oficina de Competitividade “Plano de negócios internacionais”:

Data: 5 de dezembro
Horário: 8h30 às 17h30
Local: FIEMG, Av. Garcia Rodrigues Paes, 12395 – Bairro Industrial, Juiz de Fora (MG)

Palestrante:

Roberto Lang é administrador formado pela EAESP (FGV) e tem MBA no INSEAD de Fontainbleau (França). Com experiência em gestão na Unilever e na BRASIF Duty Free, Lang também foi Diretor da Nova School of Business and Economics Lisboa no Brasil. É consultor e professor na Fundação Vanzolini.

Clique aqui para se inscrever na Oficina de Competitividade de Juiz de Fora

Fotos em destaque: Jonas de Carvalho, 2006 e Ana Paula Hirama, 2012.