Apex-Brasil realiza webinar para capacitar parceiros sobre entrega de documentos para auditoria externa



Apex-Brasil realiza webinar para capacitar parceiros sobre entrega de documentos para auditoria externa

A Apex-Brasil realizou, no dia 20/8, um seminário eletrônico para as entidades conveniadas, sobre os processos de auditoria remota externa, que contou com 178 inscritos e durou 2h30. O objetivo foi capacitar os colaboradores de entidades parceiras sobre a apresentação de documentos para a auditoria remota de convênios da Apex-Brasil, sendo que foram esclarecidas diversas dúvidas dos participantes pelo Chat e por meio de respostas online.

Um dos casos de sucesso é a experiência da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, parceira no PEIEX – PA. A Fundação mostrou as melhores práticas sobre como o núcleo organiza as documentações. “Procedimentos internos, como a organização das pastas, facilitam muito a entrega da documentação semestral e mensal”, disse a representante da Fundação. “Contamos muito com o controle e a organização das rotinas administrativas”, completou.

Outro caso de sucesso é do projeto setorial Brazilian Leather. Eles deram algumas dicas de como organizar a documentação. “Mesmo antes da pandemia, estávamos salvando nossos documentos em nuvens”, contou Letícia Luft, Gerente do Projeto. Ela ainda ressaltou que a equipe da Apex-Brasil sempre esteve à disposição para ajudá-los em suas dúvidas e dificuldades. “A auditoria online foi uma experiência muito positiva, pois deu mais segurança ao processo e pretendemos continuar com esse formato”, finalizou.

O Auditor Odilson Arruda Inocêncio, da Bez Auditores Independentes, orientou que o processo de autoria seja seguido passo a passo. Ele ainda sugeriu que em cada operação realizada pelo processo da Apex-Brasil, uma lista de checagem seja organizada como contracapa para facilitar o cumprimento das etapas.