Apex-Brasil seleciona parceiro para executar o PEIEX em Santa Catarina
Chamamento a instituições busca entidades para executar o Programa de Qualificação para Exportação no Estado e está aberto até 11 de junho
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está com chamamento aberto para selecionar entidade parceira para executar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Santa Catarina. O chamamento para instituições públicas e privadas está aberto até 11 de junho. O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para qualificar as empresas brasileiras para que iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura.
O Programa é implementado em todo o país por meio de convênio, que a Agência firma com Instituições de Ensino Superior, Parques Tecnológicos, Fundação de Amparo à Pesquisa, Federações de Indústria, entre outras. “Quando o convênio é assinado, a instituição torna-se entidade executora do PEIEX e é responsável pela aplicação da metodologia do Programa na qualificação das empresas para exportação, designando profissionais especialistas em comércio exterior para orientar os empresários nos caminhos mais adequados para as empresas se prepararem para competir internacionalmente”, destaca Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil.
Os novos Núcleos Operacionais do PEIEX em Santa Catarina serão sediados em três localidades: Núcleo Florianópolis, que atenderá empresas localizadas na Grande Florianópolis; Núcleo de Itajaí, que atenderá empresas desse município e cidades vizinhas, além de um polo avançado na cidade de Joinville para atendimento às empresas da região Norte do estado, e; Núcleo de Blumenau, que realizará a qualificação de empresas desse município e de cidades vizinhas com um polo avançado em Brusque.
O PEIEX está presente em Santa Catarina desde 2010 e já apoiou mais de 1400 empresas em todo o estado. Dessa vez a expectativa é de que o Programa atenda 625 empresas de variados setores produtivos, tais como Alimentos & Bebidas, Máquinas e Equipamentos e Tecnologia da Informação. Em 2020, as exportações do estado performaram entre os 10 principais estados brasileiros e com uma pauta bem diversificada, seja com produtos do agronegócio, com destaque para carnes suína e de aves, ou com bens manufaturados como móveis, máquinas e equipamentos.
Contudo, há um número crescente de empresas da indústria de transformação, alimentos & bebidas, confecções e empresas de base que vêm se juntando ao esforço exportador catarinense. O estado tem vocação produtiva nos setores têxtil, de calçados, confecções, máquinas, equipamentos, entre outros, e várias das empresas que aí atuam, podem tornar-se exportadoras, a partir da qualificação recebida do PEIEX.
O convênio para execução do PEIEX será assinado com a Apex-Brasil por 30 meses e tem valores diferentes de contrato para todos ou cada um dos núcleos, conforme previsto no regulamento. Caso uma instituição concorra a mais de um convênio e seja selecionada, será firmado apenas um convênio contemplando todos os Núcleos PEIEX correspondentes.
SERVIÇO
Seleção de instituição executora do PEIEX em SC
DATA: Envio de propostas até o dia 11/06/2021
LOCAL DE ENVIO DE PROPOSTAS: pelo link
INFORMAÇÕES SOBRE O EDITAL: https://portal.apexbrasil.com.br/licitacoes-apex/
COMO ACESSAR: selecionar o Status: em andamento; selecionar o Ano 2021 e clicar em Filtrar. Em seguida, no Chamamento Público 05/2021, clicar em Participar.
Mais informações
Imprensa – imprensa@apexbrasil.com.br
Instituições – apexbrasil@apexbrasil.com.br