ApexBrasil inaugura núcleo de capacitação em exportação para empresas de Pernambuco e Alagoas



ApexBrasil inaugura núcleo de capacitação em exportação para empresas de Pernambuco e Alagoas

Programa de Qualificação para Exportação atuará de forma conjunta nos dois estados. O objetivo é qualificar 150 empresas pernambucanas e 25 alagoanas até 2023.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará mais uma importante ferramenta de internacionalização para empresas na região Nordeste no dia 2 de dezembro. Será inaugurado um núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), com atuação conjunta na região leste de Pernambuco e em Alagoas, por meio de uma parceria da ApexBrasil com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco (Senac-PE). O evento de lançamento será realizado em Recife, no Auditório José Francisco da Silva.

O núcleo do PEIEX terá sede em Recife e em Maceió, com meta de qualificar 175 empresas para exportação. Deste total, a expectativa é qualificar 150 empresas de Pernambuco e 25 empresas de Alagoas, de modo que na sede Recife pelo menos 50 empreendimentos sejam, obrigatoriamente, de serviços, sendo os demais produtores de bens e demais segmentos. Através do programa, ApexBrasil e Senac-PE darão assistência às empresas de forma segura e planejada, para que comecem a exportar seus produtos e serviços.

Deste modo, a iniciativa tem como principal benefício para a região o fortalecimento de sua economia, como destaca a coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita de Albuquerque. “A preparação para atuar na exportação traz ganho de competitividade no mercado interno e externo. O PEIEX proporciona para empresas o aprimoramento da competitividade, com foco em atuação no mercado Internacional. Assim, ele fortalece a economia e contribui, inclusive, para a geração de empregos”, diz.

As últimas edições do programa nos dois estados aconteceram entre 2008 e 2018, em núcleos diferentes, com capacitação de mais de 1200 empresas. Agora, a abertura do núcleo único com atuação conjunta no leste de Pernambuco e em Alagoas é motivada pelo direcionamento estratégico da Apex-Brasil de instalar o programa em todos os estados brasileiros.

Está será a primeira vez que um convênio do PEIEX é executado pelo Senac, instituição vencedora do chamamento público para o núcleo em 2020. A parceria é prevista até 2023 e é vista de forma positiva por ambas as instituições, uma vez que o Senac-PE consolida-se como instituição de caráter educacional presente em várias áreas e em todos os níveis de educação profissional. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, destaca a importância da exportação para o desenvolvimento da atividade comercial.

“Promover o desenvolvimento e o fortalecimento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco é nossa razão de existir, é a nossa missão do Sistema. Nesse sentido, a exportação é um importante e grande passo para qualquer empresa. Significa não só ampliar mercados, mas consolidar um trabalho de sucesso. Seremos os parceiros que estas empresas precisam para ganhar o mundo”, reforça Peixoto.

PEIEX
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com núcleos operacionais instalados em parceria com instituições de ensino, federações de indústria e fundações de amparo à pesquisa.

Até setembro de 2020, foram atendidas 4.349 empresas. Desse total de empresas, 73,49% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de máquinas e equipamentos, têxtil e confecção, móveis e cosméticos (dados de dezembro/2020).

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira.

SERVIÇO
Lançamento do núcleo PEIEX Recife e Maceió
Data: 03 de dezembro de 2021
Local: Auditório José Francisco da Silva – Recife (PE)
Endereço: Avenida Visconde de Suassuna nº 265, Ed. Josias de Albuquerque – Santo Amaro

Mais informações
imprensa@apexbrasil.com.br

(61) 2027-0775