ApexBrasil lança iniciativa para lançar 100 empresas da Paraíba no mercado internacional



ApexBrasil lança iniciativa para lançar 100 empresas da Paraíba no mercado internacional

25% das empresas capacitadas serão do segmento da cachaça. A estratégia visa diversificar os setores exportadores do estado

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FapesqPB), inaugurou, na Paraíba, o núcleo do Programa de Capacitação em Exportação (Peiex) para capacitar 25 empresas do setor cachaceiro e 75 de demais setores, como de tecnologia e têxtil, para se lançarem no mercado internacional.

A Paraíba ocupa o 25º lugar nas exportações do Brasil. Desse montante, o segmento que mais vende para o exterior é o de calçados, responsável por 54% das exportações paraibanas entre 2019 e 2020, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A estratégia da ApexBrasil é diversificar sua pauta exportadora, principalmente através da cachaça, forte tradição do estado que é o maior produtor do Nordeste.

A sede do Peiex-PB é na capital João Pessoa e atenderá de forma gratuita, dentro da meta de 100 empresas para o biênio que será executado, toda e qualquer empresa com vocação e ambição exportadora que buscar pelos serviços. “Já foram mais de 25 mil empresas brasileiras qualificadas desde 2008. Aqui na Paraíba, há um grande potencial no setor na cachaça, com mais de 10 mil litros produzidos no estado, e também no polo de inovação. Tudo dependerá agora do protagonista que é o empreendedor paraibano e nós estamos à disposição para o que for necessário”, diz o diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza.

Com metodologia individualizada, como criação de um plano de negócios exclusivo conforme características de cada empresa, o principal benefício do Peiex é a segurança que garante para a exportação que, em muitos casos de empreendimentos brasileiros, é um grande passo a ser tomado. Um exemplo disso, é a história da marca Cachaça Triunfo, de Areia (PB).

A empresa funciona desde 1994, mas nunca antes se projetou para a exportação. Agora, é uma das selecionadas para integrar o Peiex e seu representante, Thiago Henrique de Albuquerque, vislumbra essa possibilidade com otimismo. “Sabemos que há mercado lá fora para nosso produto. Até 3 anos atrás, não pensávamos em exportar em função do volume reduzido da nossa produção. Mas agora, com ampliação do espaço e possibilidade de sermos capacitados para isso, é o momento certo”, explica.

Também faz parte das empresas selecionadas o Engenho Nobre, que produz cachaça desde 2017. O diretor Murilo Coelho acredita que é preciso impulsionar a bebida ainda mais na cultura consumidora dos outros países, uma vez que, em geral, associa-se a ingestão da cachaça apenas como um ingrediente da caipirinha, clássico drink brasileiro.

“Precisamos de um trabalho estratégico de divulgação da cachaça como bebida, não só como ingrediente da caipirinha. Sobre os possíveis parceiros internacionais, eu acredito muito no Paraguai, porque está mais próximo fisicamente e já tem a cultura de tomar cachaça, e vejo com bons olhos a Europa em si e a China”, destaca Murilo.

Setores em potencial

Há 9 setores com potencial para exportação de produtos na Paraíba: fabricação de conservas de frutas, legumes e outros vegetais; aparelhamento de pedras e fabricação

de outros produtos de minerais não metálicos; fabricação de produtos de material plástico; fabricação de outros produtos alimentícios; fabricação de bebidas alcoólicas; produção de lavouras temporárias; aquicultura; fabricação de estruturas metálicas e obras de caldeiraria pesada; e fabricação de móveis.

Esta não é a primeira vez que a Paraíba conta com o programa. Entre 2016, o Peiex era coordenado pelo Parque Tecnológico de Campina Grande. “É tão positivo para o desenvolvimento do estado que as empresas acessem o mercado internacional, que temos como meta tornar esse método de capacitação uma política pública permanente do Governo da Paraíba”, afirma o presidente da FapesqPB, Roberto Germano.

Para se inscrever, é preciso solicitar uma visita da equipe técnica do Peiex ou encaminhar e-mail para apexbrasil@apexbrasil.com.br, através do qual também é possível obter mais informações.

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.