ApexBrasil promove o setor imobiliário em evento internacional



ApexBrasil promove o setor imobiliário em evento internacional

Com o intuito de ingressar no mercado imobiliário e promover oportunidades de negócios, bem como a imagem do Brasil no exterior, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou nesta quarta-feira, 08 de dezembro, o evento Forum Invest in Brasil – Miami Edition/Real Estate. A organização foi em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC) e o Global Reporting Initiative (GRI).

Com uma programação variada e bastante focado no investidor estrangeiro, a ApexBrasil abriu o evento no Four Seasons com fala do diretor de Negócios, Lucas Fiuza. Na introdução, falaram ainda o embaixador João Mendes, do Consulado Geral do Brasil em Miami; Todd Chapman, embaixador dos EUA no Brasil; o prefeito de Miami, Francis X.Suarez.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi o keynote speaker. Diretamente de Brasília, ele discorreu sobre a agenda econômica do Brasil nos últimos anos. A fala do ministro está disponível no Youtube da ApexBrasil.

Ao longo do dia, os painéis, com especialistas do governo federal e do setor privado, abordaram motivos para se investir no mercado brasileiro, bem como diferentes oportunidades disponíveis. Eduardo Amoeira Almeirda, vice-presidente da CBIC, o secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, bem como Diogo Mac, secretário especial de Desestatização, Desenvestimento e Mercados, estavam entre os palestrantes.

Entre os fatores citados pelos especialistas como favoráveis ao investimento no Brasil estão juros favoráveis, especialmente em respeito as taxas de câmbio, além de um forte embasamento jurídico por meio do Programa de Aquisição de Imóveis (PAI). Somente no setor público, o governo brasileiro espera arrecadar cerca de US$ 18 bilhões com a venda de imóveis da União até o final de 2022.

Atualmente, cerca de seis milhões de brasileiros trabalham nesta indústria, conforme apontam dados do PNAD. Por estes motivos, o setor imobiliário está entre as prioridades da ApexBrasil em 2022. A Agência pretende realizar uma série de eventos, como este de Miami, ao longo do próximo ano.