ApexCast apresenta o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)



ApexCast apresenta o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)

Está no ar a 16ª edição do ApexCast, o podcast da Apex-Brasil. Este episódio trata do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), iniciativa da Apex-Brasil que ajuda as empresas a se prepararem para iniciar as vendas no mercado internacional. O bate-papo é com Deborah Rossoni, Gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil, e Marcos Lélis, Coordenador do Núcleo Operacional do PEIEX em São Leopoldo (RS). 

Os convidados explicam como o PEIEX funciona na prática, contam histórias de empresas que participam do Programa e estão tendo bons resultados no comércio internacional e abordam o impacto da pandemia na iniciativa.  

O PEIEX é uma iniciativa da Apex-Brasil, realizada em 23 Estados e no Distrito Federal, cobrindo todas as regiões do país e 1.073 municípios. São 32 Núcleos Operacionais do Programa, instalados em parceria com instituições de ensino, federações de indústria e fundações de amparo à pesquisa. No caso do Núcleo de São Leopoldo, a parceria é com a universidade Unisinos.  

Em decorrência das políticas de contenção ao avanço da Covid-19, diversas atividades da Apex-Brasil seguem disponíveis de forma eletrônica e à distância. Mesmo com as medidas de isolamento social, as atividades do PEIEX continuam por meio de atendimentos remotos.  Para empresas que estão fora do raio de atuação dos Núcleos, a Apex-Brasil também oferece o PEIEX à distância. Mais de 3 mil empresas são atendidas pelo PEIEX atualmente, por meio de convênios vigentes desde 2017.  O Programa atende a todos os setores da economia.