Apresentação de startups de agritech na China atrai mais de 60 mil participantes



Apresentação de startups de agritech na China atrai mais de 60 mil participantes

Evento online organizado pela Apex-Brasil, Plug and Play Shangai, Embrapa, MRE e MAPA apresentou ecossistema brasileiro e chinês, além das soluções de cinco startups nacionais do setor

Quase 62 mil pessoas – a maior parte delas provenientes da China – assistiram à transmissão ao vivo do evento Brazilian Agtech Roadshow, organizado pela Apex-Brasil e parceiros para apresentar ao público chinês o ecossistema de agritech brasileiro e as soluções de cinco startups brasileiras do setor, selecionadas pelos organizadores, o que inclui a aceleradora chinesa Plug and Play (PnP) Shangai. A iniciativa foi uma parceria da Apex-Brasil com a aceleradora e contou com o apoio da Embrapa, Consulado do Brasil em Xangai, Embaixada do Brasil em Pequim, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento ocorreu no dia 14 de janeiro e o destaque foi o momento em que as cinco startups fizeram seus pitches para investidores, apresentando suas soluções de negócios. Como resultado imediato, o diretor de investimentos da BASF na China já entrou em contato com os organizadores pedindo para se conectar com duas das startups participantes.

“Novos contatos e negócios podem ocorrer nos próximos meses em função desta ação. Há muitas boas oportunidades na China que podem ser mais exploradas e o papel da Apex-Brasil, que tem escritórios em Pequim e em Xangai, é facilitar essas relações e oportunidades para as empresas brasileiras”, comenta Luiz Marcos da Silva Júnior, chefe dos escritórios da Apex-Brasil na China. “Ao longo desta semana, a PnP irá avaliar quais das participantes serão inseridas em seu programa de aceleração de seis meses, ao mesmo tempo em que seguirá apoiando as que já estão prontas para captar investimentos no país”, completa.

A seleção das cinco startups participantes aconteceu da seguinte forma: a PnP passou aos organizadores os setores de interesse para investimentos na China e critérios relacionados ao nível de desenvolvimento das empresas. A partir daí, uma banca formada por representantes da Apex-Brasil, Embrapa e MAPA utilizou metodologias próprias da Apex-Brasil, relacionadas ao nível de inovação e à maturidade das empresas para atração de investimentos, para fazer uma filtragem em duas etapas e chegar a uma lista curta de 15 companhias. A lista foi enviada para a PnP que indicou as cinco participantes.

O evento também foi composto por sessões de apresentação dos ecossistemas brasileiro e chinês de inovação em tecnologia agrícola, além de uma apresentação da Plug and Play sobre como a aceleradora atua e como as startups brasileiras podem agir para entrar no mercado. O evento foi apresentado em inglês, com tradução simultânea para o mandarim. CEOs de fundos de corporate venture e venture capital convidados pela PnP participaram da conversa pelo aplicativo Zoom e o público em geral assistiu pela plataforma de live streaming chinesa Ktalks.

Conheça as startups participantes:

A Shimejito cria soluções de economia circular para agricultura por meio de tecnologias para produção de cogumelos orgânicos exóticos e medicinais em pequenas fazendas urbanas.

A OnFarm desenvolveu uma solução digital que combina biotecnologia, hardware e software para ajudar produtores de laticínios de todos os portes a reduzir em até 50% o uso de antibióticos em casos de mastite.

A Biosolvit é uma empresa de biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos materiais e que desenvolveu um eficiente e inovador sistema de absorção de óleo derramado em água ou no solo. O produto feito de biomassa descartada possibilita uma absorção duas vezes maior e em metade do tempo em comparação com os outros produtos desse tipo e é o único que permite o reaproveitamento do óleo derramado.

A Inprenha Biotecnologia desenvolve soluções inovadoras e disruptivas para reprodução animal, tais como a Tolerana®, produto que reduz a perda e/ou mortalidade embrionária em mamíferos, possibilitando, assim, a redução de custos e o aumento da produtividade nas cadeias de produção de carne e leite.

A GlobalYeast produz soluções para fermentação na indústria de etanol, com o monitoramento online e em tempo real do controle da fermentação, possibilitando ganhos e produtividade, redução de custos e aumento da produção.

Conheça a Plug and Play Shangai:

Conhecida plataforma mundial para o ecossistema de inovação, a Plug and Play opera programas de inovação na China desde 2015, onde já investiu em mais de 200 startups e acelerou mais de 500, em oito cidades chinesas.