Área de infraestrutura é destaque no Invest in Brasil Forum, em Dubai



Área de infraestrutura é destaque no Invest in Brasil Forum, em Dubai

Ministros de Estado e autoridades brasileiras apresentaram nesta segunda-feira (15), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, setores da economia aptos a receber investimentos estrangeiros como energia, mineração, agricultura e turismo. A área de infraestrutura recebeu maior atenção dos empreendedores e executivos árabes que assistiam ao Invest in Brasil Forum, iniciativa organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em uma apresentação que durou cerca de 15 minutos, o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, explicou o amplo portfólio de projetos que estão disponíveis para aportes de recursos internacionais no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Detalhou também que diversas operações no país estão abertas para seleção de concessões públicas para exploração, como o Porto de Santos (SP) e saneamento básico.

Outra iniciativa que deve alavancar o interesse de empreendedores no Brasil é o Pro Trilhos, Programa de Autorizações Ferroviárias, que tem como objetivo permitir que a iniciativa privada construa ferrovias em 14 Estados. Segundo Tarcísio, o governo federal foi surpreendido com a alta manifestação de interesse na empreitada: 28 requerimentos foram apresentados por empresas dispostas a construir os trilhos. Com esse programa, o Brasil pretende dobrar a quantidade de linhas férreas até 2030 sem utilizar recursos públicos e, assim, atrair ainda mais dinheiro estrangeiro.

Impacto no Agro

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reforçou a importância de investimentos nesta área, considerada tão estratégica para o país. Segundo ela, a redução nos preços dos alimentos produzidos hoje no país pode ser uma consequência positiva.

“A área de infraestrutura no Brasil melhorará consideravelmente a produtividade coma redução dos custos de produção no âmbito do agronegócio. O governo brasileiro tem trabalhado arduamente para melhorar o setor de infraestrutura no país”, disse.

A ministra ainda explicou que o transporte de insumos para a indústria e o escoamento da produção agrícola elevam os custos e, com esse investimento realizado pela iniciativa privada, vai ser possível garantir a segurança alimentar de boa parte dos países que consomem produtos que vêm do Brasil, incluindo os Emirados Árabes Unidos. A programação completa incluiu ainda apresentações como a do ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, que exibiu um panorama do setor para os investidores e também indicou dados e medidas na área de combustíveis renováveis. Outros convidados foram o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), Gustavo Montezano, e Marcos Troyjo, presidente do New Development Bank (NDB).