Art Basel realiza nova edição online e cinco galerias brasileiras participam



Art Basel realiza nova edição online e cinco galerias brasileiras participam

Online Viewing Room – feira acontece de 19 a 26 de junho

A edição de Basel (Suíça) da feira internacional de arte contemporânea Art Basel foi cancelada devido à pandemia da covid-19, por isso a organização realizará o evento de forma online, através da plataforma Online Viewing Rooms, criada pela organização para possibilitar a visita virtual e venda online de obras.

De 19 a 26 de junho, 282 galerias, de cinco diferentes continentes, expõem seus trabalhos (um total de 4 mil obras) digitalmente. Entre os expositores estão as galerias brasileiras A Gentil Carioca, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Bergamin & Gomide e Galeria Luisa Strina, todas participantes do Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria estratégica entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. A feira terá dois dias de preview, antes da abertura oficial, nos dias 17 e 18 de junho.

Confira abaixo informações sobre o que cada galeria brasileira preparou para o evento.


A Gentil Carioca

A galeria apresenta “Ode ao Triângulo”, um projeto em parceria com a artista Vivian Caccuri, com obras em que predominam as formas triângulos, trindades e tríades, e que resultam em uma coexistência de assuntos contrastantes, ao trazer nos trabalhos fatos históricos e geopolíticos.

Fortes D’Aloia & Gabriel

Apresentação de trabalhos de diversos artistas, entre eles Ernesto Neto, que é carioca e especialista em criar espaços que possibilitam interação física e experiências sensoriais, utilizando técnicas diferenciadas, como o crochê. Os trabalhos que serão apresentados na feira foram produzidos durante a quarentena pelo artista em sua própria casa.

Mendes Wood DM

A exposição Estruturas Orgânicas traz uma seleção de trabalhos dos artistas Antonio Obá, Paulo Nazareth, Sonia Gomes, Patricia Leite, Marina Perez Simão, entre outros.

Bergamin & Gomide

O Projeto Um Estande Imaginário traz obras que transmitem organicidade e despertam a memória coletiva ao dialogarem com nossos ancestrais. Alguns dos materiais utilizados nas artes são madeira, pele, lona e juta, muito utilizadas pelos indígenas brasileiros. A exposição é inédita e criada especialmente para esta feira.

Galeria Luisa Strina

O estande da galeria traz trabalhos de artistas como Anna Maria Maiolino, Clarissa Tossin, Alexandre da Cunha, Fernanda Gomes, Marcius Galan, Lygia Pape, Jorge Macchi e Leonor Antunes, entre outros. Um dos principais destaques é o trabalho “quebra”, de Renata Lucas, com a palavra em português inscrita em quatro bandeiras brancas e duas paredes diferentes, denunciando sutilmente a turbulência política e institucional em que o país se encontra.

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 43 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Informações à imprensa

Agência Guanabara

Fernanda Guarda – fernanda@agenciaguanabara.com.br

Rebeca Lopes – rebeca@agenciaguanabara.com.br

Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br