Art Immersion Trip 2021 traz programação de talks ao vivo direto da ArtRio 2021



Com novo formato, atividade produzida pelo Projeto Latitude leva a arte exposta na Marina da Glória para o mundo.

Art Immersion Trip ArtRio 2019

Dos corredores da Marina da Glória para o mundo. Entre tantas reinvenções e readequações do pós-pandemia, ter um universo a um clique de distância é pura realidade. No mês em que o Rio de Janeiro respira arte, o projeto Latitude realiza, entre os dias 9 e 11 de setembro, a Art Immersion Trip ArtRio 2021, que chega em novo formato e traz três dias de talks ao vivo em estúdio montado na ArtRio, vídeos das 35 galerias ABACT/Latitude participantes do evento e um contato virtual com convidados internacionais.

Na programação, um mix variado de opções, que vai do debate sobre o que é um NFT, com Guilherme Nigri, Metaverse, Lucas Cimino e mediação de Cecilia Fortes, passando pela visita ao estúdio do fundador do coletivo Los Carpinteros, Marco Castillo, até uma conversa com a colecionadora Frances Reynolds. Serão diversas atividades, que podem ser acessadas na íntegra por aqui. Todas as atividades ficarão também gravadas no site e youtube da ArtRio.

A Art Immersion Trip é uma das realizações mais importantes do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em 23 edições, já trouxe aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, para uma imersão na arte contemporânea brasileira, com o objetivo de formar parcerias e criar oportunidades de negócios. Clique aqui e acesse, além da programação completa da Art Immersion Trip ArtRio 2021, os detalhes sobre as galerias ABACT/Latitude presentes no evento.

Sobre ArtRio
Reconhecida como um dos principais eventos de arte da América Latina, a ArtRio 2021 reunirá as principais galerias do Brasil em uma edição híbrida. Entre os dias 8 e 12 de setembro, Marina da Glória e ArtRio.com receberão a programação PANORAMA, voltada para galerias mais consolidadas do circuito, a programação VISTA, com galerias jovens e projetos expositivos diferenciados, além da programação SOLO, voltada para estandes com um único artista. A feira apresentará também a 5ª edição do MIRA, uma curadoria dedicada à videoarte, além do ARTRIO TALKS com grandes nomes da arte contemporânea.

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 64 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1800 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2018 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.