Autopeças brasileiras no Egito
O projeto Brasil Auto Parts – Trusted Partners, parceria do Sindipeças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), levará fabricantes brasileiros de autopeças para a Autotech, feira anual de reposição automotiva, de 13 a 15 de dezembro, na cidade do Cairo, Egito. Esse país e o Mercosul são signatários de recente acordo de livre comércio.
Os embarques de autopeças para o Egito em 2018 somaram US$ 12,3 milhões. Este ano, no acumulado de janeiro a setembro, os negócios chegaram a US$ 12,1 milhões, segundo dados da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do Ministério da Economia, elaborados pelo Sindipeças.
Outras ações
Projeto Comprador ─ O Brasil Auto Parts traz ao Brasil dezoito compradores de doze países, dentre eles África do Sul, Colômbia, Costa Rica, Emirados Árabes, Estados Unidos, Irã e México, no 12º Projeto Comprador. Serão realizados encontros de negócios com 88 fabricantes locais e visitas a fábricas, em São Paulo (SP) e Caxias do Sul (RS), de 21 a 25 de outubro.
Missão à Rússia ─ O projeto levou quatorze fabricantes de autopeças à Rússia em setembro. Em 92 encontros, os produtos brasileiros foram mostrados a 29 potenciais importadores da própria Rússia e também da Bielorússia e do Cazaquistão. A expectativa é de US$ 4 milhões de vendas em doze meses.
A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia. A agência realiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócio, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
O projeto Brasil Auto Parts foi desenvolvido para promover e fomentar o comércio exterior e a internacionalização de empresas de autopeças com a divulgação de suas marcas e produtos, mostrando-as como opção de compra para o mercado internacional.