Autor brasileiro Roger Mello é nomeado pela 5ª vez ao Alma



Autor brasileiro Roger Mello é nomeado pela 5ª vez ao Alma

O autor e ilustrador de livros infantis Roger Mello emplaca, mais uma vez, nomeação em um dos prêmios mais importantes da literatura infantojuvenil, o Astrid Lindgren Memorial Award (Alma). O anúncio da lista de indicados foi feita durante a Feira do Livro de Frankfurt, que ocorreu entre os dias 16 e 20 de outubro. É a quinta vez que Roger é nomeado. O prêmio sueco entrega ao ganhador 5 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,1 milhões).

A indicação brasileira se deu pelo conjunto de títulos de Roger, lançados pelas casas Global Editora (sete obras) e Companhia das Letras (11 livros), ambas participantes do Programa Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Roger tem, no total, mais de 100 títulos ilustrados – 22 dos quais ele também escreveu.

O vencedor será divulgado no dia 31 de março de 2020, durante a Feira do Livro de Bolonha. Roger concorre com nomes como Maria Teresa Andruetto (Argentina), Lisbeth Zwerger (Áustria), Kveta Pacovská (República Tcheca), Geneviéve Parte (França), Jutta Bauer (Alemanha), Quentin Blake (Reino Unido), Eric Carle (EUA) e a Biblioteca Internacional de Munique (Alemanha).

“É uma sensação fantástica. Eu estou muito feliz com a indicação, porque quem está representado ali não sou exatamente eu, mas, sim, o Brasil” diz o autor. Roger é o único brasileiro entre os 237 indicados ao prêmio. Neste ano, o Alma tem 68 países representados por autores ao redor do mundo.

Ao invés de construir uma narrativa para contar uma história, Roger convida seus jovens leitores a trabalhar com a imaginação. Seu sonho é fomentar ainda mais a criação de obras nacionais, para que o Brasil seja cada vez mais representado internacionalmente. “Eu acho muito importante que as pessoas conheçam mais a produção contemporânea brasileira, porque o quanto mais ela é conhecida, teremos muito mais brasileiros na lista do Alma”, diz.

Sobre a importância da premiação, Roger explica que o Alma fomenta a ideia de promoção da leitura envolvendo a defesa dos direitos humanos de jovens e crianças. “Através da arte e filosofia promovidas nas obras nomeadas ao Alma existe a conversa, o diálogo com a contemporaneidade”, ressalta.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.