BAphoto Live terá sete galerias brasileiras – confira os destaques
Versão digital da feira de Buenos Aires acontece de 01 a 15 de setembro
Serão sete galerias de arte brasileiras que vão participar da BAphoto Live, a versão digital da feira de arte de Buenos Aires, que acontece a partir de amanhã, dia 01, até 15 de setembro. Através do Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, as galerias Aura, Luciana Brito, Janaina Torres, Karla Osorio, Luisa Strina, Mamute e Múltiplo Espaço Arte, estão entre os 60 expositores que terão suas obras disponíveis na plataforma do evento.
Algumas exposições estarão na seção principal da feira e outras poderão ser encontradas na Gallery Show. Abaixo mais detalhes do que cada galeria preparou para seu estande.
Galeria Aura: Os trabalhos dos artistas Júlia Milward, Paula Scamparini e Renato Custódio compõem o estande da Aura na BAphoto deste ano, que estará localizado na seção Geral da feira. Enquanto Júlia explora em suas obras o passado, as memórias e as lembranças, Paula foca nas paisagens como elemento central de sua arte. As fotografias de Renato Custódio se voltam a elementos arquitetônicos, projetando esculturas geométricas em lugares propícios à prática do skate, esporte que ele exercita desde sua infância.
Luciana Brito Galeria: Presente na seção Gallery Show, a galeria traz obras de Caio Reisewitz, Geraldo de Barros, Rochelle Costi, Thomas Farkas e Gaspar Gasparian. Este último artista terá também um trabalho expositivo na seção Artista Convidado, com curadoria de Francisco Medail.
Janaina Torres Galeria: O tema do estande na BAphoto, que estará na seção principal do evento, é ‘Paisagens Alteradas’ e as obras expostas são de Pedro David e Kitty Paranaguá.
Karla Osorio Galeria: O estande que leva o tema ‘Desafios – Fotografia engajada, foto performance em gênero e raça’ apresenta dois artistas, Élle de Bernardini e Moisés Patrício, em série de obras, que são resultado de foto performance de cada um. As obras refletem o engajamento e dedicação de cada um dos artistas a causas de forte cunho social e político. A galeria participa da seção principal da feira.
Galeria Luisa Strina: No estande da galeria na BAphoto estarão expostas obras dos artistas Carlos Garaicoa, Alfredo Jaar, Miguel Rio Branco e Pedro Motta.
Mamute: A proposta da exposição, que estará na Gallery Show, écruzar dois artistas cujo lema de pesquisa é a reconfiguração da arquitetura: Bruno Borne e Letícia Lampert.
Múl.ti.plo Espaço Arte: Os artistas Walter Carvalho e Murilo Salles terão seus trabalhos expostos no estande da galeria na BAphoto deste ano.
*** CLIQUE AQUI para baixar imagens de algumas obras que estarão na BAphoto Live ***
Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 51 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.
O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.
Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.