Bibi explora a América do Sul em case de expansão finalista do Prêmio Destaque de Internacionalização
Com cinco lojas no Peru, duas no Equador, mais uma loja virtual no Chile, a marca de calçados faz sucesso em sua abordagem do mercado estrangeiro
A Bibi, pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, dá continuidade ao plano de internacionalização da marca por meio de franquias e expande seu negócio com grande foco na América Latina. Hoje a marca já está presente em 3 países com lojas franqueadas e seu case de expansão é finalista do Prêmio Destaque de Internacionalização. A premiação é promovida pelo Franchising Brasil — Programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Com 71 anos de história e um grande espaço no mercado, a Bibi realiza exportações desde a década de 1970. Na década de 1990, começou a realizar exportações somente de sua própria marca e modelos. Foi em 2017, porém, que a Bibi deu um passo além e entrou na terceira fase de internacionalização através dos seus modelos de negócios já consolidados no Brasil. “As primeiras lojas estão sendo abertas por parceiros de longa data da marca e que se desenvolveram ou buscaram as competências para operação dos nossos modelos de negócios”, revela Andrea Kohlrausch, Presidente da Bibi.
Os parceiros que embarcaram neste desafio junto à Bibi foram os distribuidores do Peru, Equador e Bolívia. “A Bibi já estava consolidada nestes mercados devido aos diferenciais dos produtos. Todavia, os consumidores não vivenciavam a experiência com a marca, nem tinham conhecimento do nosso propósito e mix completo de produtos”, complementa Andrea. “A loja Bibi cria um relacionamento emocional com o consumidor e aumenta o valor percebido da marca, refletindo assim a melhora da percepção dos produtos também nos demais pontos de venda”, pondera.
Hoje, a Bibi tem unidades em cinco pontos do Peru: Mall Santa Anita, Lima Mall Plaza Norte, Lima Mall del Sur, Lima Mallplaza Trujillo e Mall Aventura Porongoche Arequipa. No Equador está no Quicentro Norte e Quicentro Sur. Até final de 2020 a marca pretende inaugurar a sexta loja em Lima no Peru no Jockey Plaza, Miraflores na cidade da Guatemala e a terceira loja no Equador.
De acordo com Andrea, a aceitação por parte do público tem sido valiosa e deu mais um incentivo para que esse processo de internacionalização cresça ainda mais. “Todos os nossos parceiros de negócios já conhecem a cultura da marca, e o nosso maior desafio em relação a nossa internacionalização foi o desenvolvimento de parceiros locais para a execução dos projetos e provedores dos materiais utilizados nas lojas do Brasil, com os mesmos critérios de sustentabilidade, não toxicidade e também qualidade”, afirma.
E completa: “O projeto de internacionalização de uma empresa precisa ser de longo prazo. A busca pelo parceiro certo que conhece a cultura e como operar localmente, bem como que seja aderente à cultura e propósito da marca e seu modelo de negócio é o grande desafio. Uma vez que se tenha isso, se supera bons desafios na internacionalização.”
No total, a Bibi está em cinco continentes, com mais de 3.500 pontos de vendas multimarcas, pontos de exportação, uma frente de loja nacional e 121 unidades entre franquias e lojas próprias.
Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização
O objetivo do prêmio é consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas entre os anos de 2018 e 2020.
A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação, criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex-Brasil e da ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.