BIG Festival 2021 impactou mais de 20 milhões de pessoas
Evento teve ainda mais de 500 mil espectadores únicos nas palestras, 2 milhões de acessos ao site e mais de 5.600 reuniões de negócio
O BIG Festival, maior festival de jogos independentes da América Latina, aconteceu na última semana, entre 3 e 9 de maio, e impactou, no total, mais de 20 milhões de pessoas no Brasil. As palestras já foram acessadas mais de 500.000 vezes na Nimo TV, TikTok Live e Facebook, com 47.000 pessoas assistindo a uma ou mais palestras. Palestras como a da Capcom, que trouxe alguns dos dubladores do recém-lançado Resident Evil Village, e a Cerimônia de Premiação do Festival, figuraram entre os pontos altos do evento.
“Se em 2020 fomos pegos de surpresa pela pandemia, esse ano, estávamos preparados para entregar uma experiência online de altíssima qualidade. Justamente pelo formato online, pudemos aumentar o número de painéis e trazer mais palestrantes internacionais, tarefa mais complicada em um evento presencial. Além disso, conseguimos atingir pessoas de todas as regiões do país e do mundo”, afirma Gustavo Steinberg, diretor do BIG Festival.
O site do evento, que contou com diversas atividades além dos painéis e palestras, obteve mais de 2 milhões de acessos durante a semana. Com foco no consumidor final, o evento firmou parcerias com grandes nomes do mercado para garantir que o público pudesse jogar jogos e demos sem sair de casa, fato que aconteceu pela primeira vez em um evento de jogos no mundo. E a audiência aproveitou: a estimativa é que os destaques dos jogos do BIG Festival nas lojas da Xbox, Google Play e App Store tenham sido vistos mais de 20 milhões de vezes.
O BIG também é considerado o mais importante hub do mercado de games independentes da América Latina e, nessa edição, promoveu 5.642 reuniões de negócios, reforçando sua vocação em fomentar o desenvolvimento do setor. Em 2021, o evento lançou ainda um portal de empregos dedicado ao mercado de jogos eletrônicos, onde empresas podem buscar mão de obra qualificada e os talentos podem encontrar vagas disponíveis. O portal já conta agora com mais de 1.000 profissionais cadastrados.
“O BIG Festival sempre foi um momento especial para descobrir e conversar sobre o cenário de jogos independentes local, mas em 2021 esse momento foi ainda mais importante para os negócios, já que a nossa plataforma de reuniões registrou mais de 545 empresas de 64 países em busca de negócios”, afirma Eliana Russi, gerente executiva do Projeto Brazil Games.
O BIG Festival 2021 aconteceu entre os dias 3 e 9 de maio e todo o conteúdo do de palestras do festival está disponibilizado sob demanda de forma virtual e gratuita no canal do YouTube do BIG Festival em língua original. As palestras com tradução simultânea para português e inglês serão lançadas ao longo do ano no canal de YouTube, onde também é possível conferir diversas produções originais do festival, que incluem conversas, entrevistas e desenvolvedores comentando os jogos finalistas do evento. Além disso, diversos jogos selecionados para o festival ainda podem ser jogados grátis, mesmo após o fim do evento.
Imagem ilustrativa: Bate-papo da Capcom, com dubladores de Resident Evil Village
Sobre o BIG Festival
O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival e mercado de games independentes da América Latina. Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil – com o festival, os encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como compradores e investidores do mundo inteiro.
Sob chancela da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural de São Paulo, o BIG Festival tem o patrocínio Gold da Oi e da Novelis; patrocínio Silver do Centro de Convenções Frei Caneca, do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo e do Desenvolve SP – o Banco do Empreendedor; parceria com Abragames – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil – e apoio cultural do Oi Futuro.
O Festival é realizado pela Bits Produções, Spcine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.