Bons negócios para a Platodiesel



Bons negócios para a Platodiesel

A Platodiesel, fabricante de embreagens para caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, foi uma das 88 empresas brasileiras que participaram, em outubro, do 12º Projeto Comprador. Essa foi uma das ações do Brasil Auto Parts – Trusted Partners, parceria do Sindipeças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que trouxe ao Brasil dezessete compradores de doze países, como Estados Unidos, África do Sul, Emirados Árabes, México e Colômbia.

Com 45 anos de existência, a Platodiesel, empresa familiar de capital totalmente brasileiro, exporta há cerca de 10 anos. Até 2016, as exportações eram somente complemento do faturamento, porém o cenário mudou. “Com a crise econômica que tivemos de enfrentar no Brasil e a valorização do dólar, desenvolvemos nosso projeto de exportação”, conta Eduardo Guarnieri, gerente de Novos Negócios e Exportação. Em 2017, os embarques representaram 2,5% do faturamento. “Esse percentual subiu para 9,2% este ano.”

A empresa, associada do Sindipeças desde janeiro de 2019, projeta aumentar suas exportações com negócios da ordem de 10% do faturamento.  A decisão de fazer parte da entidade foi tomada justamente pelos bons resultados obtidos no Projeto Comprador de 2018 e participação nas feiras da Colômbia e do México. “Indicamos a associação e a participação no projeto Brasil Auto Parts com muita satisfação porque está dando resultado para nós. Ficamos bem posicionados depois do projeto, que nos abriu várias portas, sem a necessidade de sair do Brasil. O trabalho organizado pela entidade é um sucesso.”

Bons resultados

O 12º Projeto Comprador reuniu, em outubro, 88 fabricantes brasileiros e dezessete compradores vindos de doze países. Ocorreram 746 reuniões de negócio em São Paulo (SP) e Caxias do Sul (RS) e 46 visitas a 21 fábricas. A expectativa de negócios da ordem de US$ 15,7 milhões em doze meses.

Outras ações do Brasil Autoparts foram a participação de dezesseis empresas na feira Aapex, em Las Vegas (EUA), de 5 a 7 de novembro, e na Agritechnica, em Hannover (Alemanha), de 10 a 16 de novembro. A expectativa de vendas das empresas que integraram os estantes coletivos do Sindipeças é, respectivamente, de US$ 4,4 milhões e US$ 1,5 milhão em doze meses.

Sobre o Brasil Auto Parts

Oprojeto Brasil Auto Parts foi desenvolvido para promover e fomentar o comércio exterior e a internacionalização de empresas de autopeças com a divulgação de suas marcas e produtos, mostrando-as como opção de compra para o mercado internacional.

Sobre a Apex Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócio, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.