Brasil chega à Gulfood 2022 com 114 empresas, cooking show e estratégia especial para o açaí



Brasil chega à Gulfood 2022 com 114 empresas, cooking show e estratégia especial para o açaí

Tradicional participante da feira que acontece em Dubai, o país é parceiro consolidado da região e espera gerar mais de US$ 415 milhões em negócios

A partir de 13 de fevereiro, 114 empresas brasileiras levarão a Dubai (Emirados Árabes Unidos) o que o país tem de melhor na exportação de bebidas e alimentos. Elas estarão presentes na edição 2022 da Gulfood, maior feira do setor na região, e o Brasil, que já participa do evento há mais de sete anos, marcará presença para reafirmar seu papel de parceiro do Oriente Médio. Destas 114, 67 empresas serão levadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e estarão nos pavilhões Nacional, Bebidas, Grãos, Carnes e Frangos; 30 serão levadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com quem a Agência desenvolve a promoção internacional do setor; e outras 17 estarão com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), com quem a Agência também promove a internacionalização do setor.

Além de atrair milhares de compradores do mundo, a Gulfood apresenta as principais tendências de mercado em alimentos e bebidas, mobilizando, em especial, formadores de opinião e mídia especializada do mercado arábico. Do total exportado em 2019, 90% contemplam os setores de carnes, complexo sucroalcooleiro, cereais e complexo soja, comprovando uma alta concentração nestes produtos e corroborando a necessidade de uma maior diversificação e apoio aos outros setores como café, frutas, alimentos industrializados, doces e bebidas, que também farão parte da estratégia da ApexBrasil para o pavilhão Nacional.

Neste ano, a promoção do açaí é o foco das atenções na estratégia brasileira. O Pavilhão Nacional será decorado com motivos da fruta e degustação do produto, customizado especialmente por um chef brasileiro. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de açaí do mundo, porém, o produto não é diretamente vinculado ao país no imaginário do consumidor de Dubai, por isso a ApexBrasil optou por este trabalho de imagem para o produto. Além disso, o espaço terá dois cooking shows diários com o chef brasileiro Bruno Ambar. Já no Pavilhão de Bebidas haverá cardápio especial de mocktails (coquetéis sem álcool) inspirados em músicas brasileiras; café e bebidas nele baseadas, açaí e outros.

Dubai é um hub comercial para o Oriente Médio por sua localização estratégica e ambiente de negócios. Individualmente, os Emirados Árabes Unidos saltaram da 22ª posição entre os principais compradores do Brasil em 2017 para o 15º lugar em 2019, com 1,34% de participação no total (US$ 1,35 bilhão). Para aproveitar a realização da Expo 2020 Dubai, a ApexBrasil realizará também um cooking show com o chef Thiago Castanho, que apresentará cardápio com iguarias da região Amazônica e estará na Gulfood no dia 17 de fevereiro, estabelecendo uma ponte entre os dois eventos nos quais o Brasil marca presença de forma destacada.

Entre as vantagens apontadas pela ApexBrasil para fazer negócios com o parceiro do Oriente Médio está a diversificação progressiva da economia do país, que vem reduzindo sua vulnerabilidade aos movimentos dos preços do petróleo em comparação com outros Estados do Golfo, o que dá mais segurança aos exportadores brasileiros para negociar com empresas baseadas no país. Individualmente, os Emirados Árabes Unidos saltaram da 22ª posição entre os principais compradores do Brasil em 2017 para o 15º lugar em 2019, com 1,34% de participação no total (US$ 1,35 bilhão).

Para explorar de forma mais ampla as oportunidades que a Gulfood 2022 abrirá às empresas brasileiras, a ApexBrasil fará uso da plataforma digital Brasil Business Match (BBM). Hospedada no site BBM, a plataforma serve para simplificar a procura e o acesso ao mercado brasileiro e abre a possibilidade para que aconteçam encontros entre compradores internacionais e empresas brasileiras, já que o match pode evoluir para uma reunião de negócios dentro da ferramenta. O ambiente virtual tem outra vantagem aos expositores brasileiros: um cartão de visitas físico com QR code que pode ser distribuído pelo representante da empresa para compradores interessados que visitam a feira. Assim, o contato não necessariamente precisa ser realizado naquele momento. Ao acessar o QR code, o importador é direcionado à ferramenta para que os contatos sigam sendo feitos na web, assim como posterior reunião de negócios.

SAIBA MAIS
A GULFOOD
A Gulfood, que em 2022 ocorrerá entre os dias 13 e 17 de fevereiro, é a maior feira comercial dos setores de Alimentos, Bebidas e Agronegócios dos Mercados Árabes. A feira, realizada desde 1989, é um importante meio de entrada para produtos brasileiros nos Emirados Árabes Unidos e mercados adjacentes. O perfil dos compradores destaca-se pela presença de profissionais de todos os segmentos da cadeia produtiva de alimentos e bebidas, com importante poder de decisão, assim como de formadores de opinião em nível mundial.

SERVIÇO
GULFOOD 2022
LOCAL: Dubai, Emirados Árabes Unidos, WTC
DATA: 13 a 17 de fevereiro de 2022
EMPRESAS PARTICIPANTES: 114 (67 com a ApexBrasil, 30 com a ABPA e 17 com a ABIEC)
SETORES PRIORITÁRIOS: Alimentos, Bebidas e Agronegócios