Brasil compete no maior festival de animação do mundo



Brasil compete no maior festival de animação do mundo

Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, receberá delegação do Brazilian Content com 16 empresas nacionais; três animações do país foram selecionadas para o evento

Animação é o que não falta para produtores brasileiros que participam, a partir de 10 de junho, do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, o maior festival de animação do mundo. O segmento nacional vive um momento de expansão sem precedentes e a delegação brasileira do Brazilian Content no evento reflete esse clima otimista, com projetos/produções selecionados e obras já reconhecidas e premiadas internacionalmente.

Nesta edição, 16 empresas, representadas por 23 profissionais farão parte da delegação brasileira do Brazilian Content, programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O foco dos produtores é o Mifa (International Animation Film Market), mercado integrado à programação de Annecy.

Levantamento divulgado neste ano revelou a força atual da animação brasileira em negócios internacionais: US$ 3 em cada US$ 4 negociados em coproduções internacionais saíram de parcerias no segmento de animação. Estas coproduções representam 83% de um total de US$ 45 milhões em negócios com estrangeiros em 2018, um aumento de 35% sobre o ano anterior. Estes números correspondem às empresas associadas ao Brazilian Content.

Um dos destaques brasileiros em Annecy é o curta “Sangro”, que está entre os 23 selecionados na competição Perspectives Short Films. A produção, de 7min15s, tem a direção de Thiago Minamisawa e Bruno Castro, com animação de Guto BR. A Ultrassom Music Ideas, responsável por trilhas sonoras de sucesso, como “Tito e os Pássaros”, “O Menino e o Mundo” e “Guida”, estes dois últimos premiados em edições passadas de Annecy, também participou de “Sangro”, com a finalização de áudio da animação.

“Eu e meu parceiro Gustavo Kurlat estamos muito felizes de saber que o ‘Sangro’ foi selecionado para o festival deste ano. O filme é bem ousado e trata de assuntos importantes de uma forma sensível. Tivemos a oportunidade de criar uma trilha bem diferente para passar a mensagem com todo o impacto emocional que vem junto”, comenta Ruben Feffer.

Dois projetos foram selecionados para pitchings no Mifa. Um deles é “Ana, en Passant”, do Apiário Estúdio Criativo, que foi selecionado para o Feature Films Mifa Pitches. “Ser selecionado pelo Mifa e poder apresentar o trabalho em Annecy valida um longo processo de desenvolvimento e nos coloca em um patamar de visibilidade muito importante no objetivo de fazer parcerias e conexões internacionais”, afirma Fernanda Salgado, criadora do projeto e sócia do Apiário Estúdio Criativo.

O outro projeto em competição é “Cachalote”, de Angelo Defanti (Sobretudo Produção), selecionado para Animation! Focus @ Mifa.

Oportunidades

O Mifa 2019, que será realizado de 11 a 14 de junho, é uma feira que reúne estandes e diversas atividades voltadas para a indústria de animação, com foco na geração de negócios, dentro do Festival de Annecy (este, realizado de hoje a 15 de junho). Para os produtores, é uma oportunidade para encontrar importantes players do mercado, manter contatos e acompanhar tendências de programação.

O Brazilian Content organiza delegação brasileira ao evento desde 2012. Na edição de 2018, o Mifa contou com 3.800 participantes, 827 expositores, 490 compradores e distribuidores e 468 projetos submetidos para os pitches, totalizando 75 países representados. No ano passado, o Brasil foi o grande homenageado de Annecy. Neste ano, será a vez do Japão.

Como parte de seu papel de capacitação e ampliação de oportunidades de negócios, o Brazilian Content oferece uma série de benefícios aos produtores, como estande de suporte aos brasileiros, inclusão em informativos de divulgação e participação em atividades de networking. Produtores também participaram de consultoria com a escritora Fabienne Gambrelle para a preparação do evento e poderão participar de reuniões com a especialista durante o Mifa.

Empresas participantes

As empresas integrantes da delegação do Brazilian Content são: Apiário Estúdio Criativo, Boulevard Filmes, Chatrone, Coala Filmes, Copa Studio, Estúdio Makako, Fraiha Produções, Kaplow Studio, Lobo, Mauricio de Sousa Produções, Movioca Content House, PenGuin Content, Spirit Animation Studios, Super8Prod, Tappi e Um Filmes.

Produtores participam de projetos parceiros da Apex-Brasil com entidades setoriais que promovem as exportações dos segmentos de audiovisual e música: Brazilian Content, Brasil Music Exchange, Cinema do Brasil e FilmBrazil, que atuarão de forma integrada no evento.

Sobre o Brazilian Content

O Brazilian Content é o programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), criado em 2004 e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o Brazilian Content viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

Sobre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional.

Sobre a Apex-Brasil 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação- bravi@2pro.com.br
Myrian Vallone- myrian.vallone@2pro.com.br
Jorge Soufen Jr. – jorge.junior@2pro.com.br
Fernanda Abigail – fernanda.abigail@2pro.com.br

Tel. 55 (11) 3030.9400 /3030.9404
www.2pro.com.br
Twitter: @2procom
Junho/2019