Brasil conhecerá campeões de Latte Art e CIGS no domingo
Campeonatos começam na sexta-feira e revelarão quais serão os baristas brasileiros a defender o país nas competições mundiais de 2020, na Polônia
Fãs e apreciadores dos cafés especiais terão a oportunidade de acompanhar quem conquistará o título de melhor profissional do Brasil na elaboração de desenhos com leite vaporizado em café espresso e na demonstração de suas habilidades de ‘mixologistas’ para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café nos próximos dias 16 a 18 de agosto, em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais.
Dentro da programação do “São Lourenço Coffee Music”, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como ação do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café” e em parceria com as empresas Unique Cafés Especiais e Production Eventos, realizarão a 11ª edição dos Campeonatos Brasileiros de Latte Art e Coffee In Good Spirits (CIGS).
A competição nacional de Latte Art conta com 14 competidores de cinco Estados:
– Amanda Wendt (Rause Café e Vinho), de Curitiba (PR)
– Ariel Ukmar (Il Barista Cafés Especiais), de São Paulo (SP)
– Daniel Busch (autônomo), de Colombo (PR)
– Davi D. dos Reis (Soul Cafés São Paulo), de Guarulhos (SP)
– Emerson Barbosa (Um Coffee Co. Thera), de São Paulo (SP)
– Emerson Bezerra (Coffee Five), do Rio de Janeiro (RJ)
– Felipe de Souza (Darkside Café), de Porto Alegre (RS)
– João Michalski (Cafe du Coin), de Cascavel (PR)
– Leonardo Ribeiro (Unique Cafés Especiais), de Carmo de Minas (MG)
– Leonardo Gallo (Senac), de Curitiba (PR)
– Luana Soga (Café Conceito), de Taubaté (SP)
– Marianna Régis (Academia do Café), de Belo Horizonte (MG)
– Raquel Alencar (O’Coffee), de São Paulo (SP)
– Tiago G. da Rocha (Supernova Coffee Roasters), de Curitiba (PR)
Já a disputa de Coffee in Good Spirits tem 15 competidores, também de cinco Estados:
– André Menezes (Il Barista Cafés Especiais), de São Paulo (SP)
– Daniel Viana (Salute Café), de Brasília (DF)
– Daniel Munari (Supernova Coffee Roasters), de Curitiba (PR)
– Emerson Bezerra (Coffee Five), do Rio de Janeiro (RJ)
– Fabiano Carvalho (Cafe du Coin), de Cascavel (PR)
– Gabriel Guimarães (Unique Cafés Especiais), de Carmo de Minas (MG)
– Igor Sales (Café do Moço), de Curitiba (PR)
– José Dominico (Senac), de Curitiba (PR)
– Juliana Melo (Flavors), de São Paulo (SP)
– Marcos Espinola (Wood Cafés Especiais), de Campinas (SP)
– Mariana M. dos Santos (Bike Brew), de Brasília (DF)
– Maryana N. de Castro (Insto Cafés), de Patrocínio (MG)
– Murilo Semeghini (O’Coffee), de São Paulo (SP)
– Sidnei Roque (Cafeteria Couto), de Niterói (RJ)
– Thiago L. dos Santos (Sensory Coffee Roasters), de São Paulo (SP)
O vencedor de cada modalidade garante vaga para a disputa dos Campeonatos Mundiais de Latte Art e Coffee in Good Spirits, que serão realizados em junho de 2020, na feira World of Coffee, em Varsóvia, na Polônia. O nível dos competidores é bastante elevado e as competições contarão com os atuais campeões nacionais dessas categorias, Gabriel Guimarães (CIGS) e Leonardo Ribeiro (Latte Art), fazendo a defesa do título.
Desde 2016, a BSCA se tornou National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que condizem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
A realização dos campeonatos de barismo tem o objetivo de estimular a capacitação desses profissionais no país e auxiliar na educação do consumidor sobre o segmento dos cafés especiais. A BSCA entende que os baristas são fundamentais para propagarem a cultura do grão entre os consumidores, extraindo bebidas com o máximo de qualidade e apresentando suas características, o que valoriza esse produto de excelência junto ao público final.
As competições terão transmissão ao vivo através do canal da BSCA no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCLj5FnIA0xMDyjZtiy5AV-g – e do Instagram da Revista Espresso – https://www.instagram.com/revistaespresso/ -, mídia oficial dos Campeonatos Brasileiros de Latte Art e CIGS. As apresentações começarão na sexta-feira, 16 de agosto, às 12h30, e seguirão até a final, no domingo, dia 18.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços nacionais no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência atua, ainda, de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) ao país com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e do Brasil.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.
Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de Imprensa
Paulo André Kawasaki
(61) 98114-6632 / ascom@bsca.com.br