Brasil conhecerá seus melhores cafés especiais em 19 de outubro



Brasil conhecerá seus melhores cafés especiais em 19 de outubro

Fase internacional do Cup of Excellence conta com 40 amostras, de 10 origens produtoras, que disputam o título de melhor grão especial do país na safra 2019

Os melhores cafés especiais brasileiros da safra 2019 serão revelados no próximo sábado, 19 de outubro. O júri nacional do Cup of Excellence – Brazil 2019 selecionou, na semana passada, 40 amostras, de 10 origens produtoras, que se classificaram para a Fase Internacional do principal concurso de qualidade do mundo, que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Esses lotes serão reavaliados, entre amanhã e sexta-feira, dia 18, nas instalações do Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café da Universidade Federal de Lavras (Ufla), por juízes dos principais países compradores do mundo e os 30 melhores, que receberem nota igual ou superior a 87 pontos, serão eleitos vencedores. O concurso também definirá os Campeões Nacionais, que serão os cafés que receberem nota superior a 85 pontos e ficarem em colocação abaixo dos vencedores.

A região que obteve maior destaque com amostras classificadas para a Fase Internacional foi a Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas, com 10 lotes. Na sequência, vêm Sul de Minas, com nove amostras; Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, com seis cafés; Chapada Diamantina (BA), com cinco lotes; Matas de Minas, Chapada de Minas, Campo das Vertentes (MG) e Indicação de Procedência da Alta Mogiana Paulista (SP), com duas amostras cada; e Média Mogiana (SP) e Montanhas do Espírito Santo, com um lote cada. Confira a relação completa no site da BSCA: http://brazilcoffeenation.com.br/contest-edition/show/id/15.

No ano em que celebra duas décadas e retorna à origem de sua criação, em Lavras (MG), o Cup of Excellence – Brazil 2019 tem como entidades anfitriãs a Ufla e a cooperativa SanCoffee. Os campeões do concurso participarão de disputado leilão internacional, via internet, no dia 26 de novembro. Em 2018, o preço pago pela saca de 60 kg do campeão foi equivalente a R$ 73 mil (US$ 143 por libra-peso), valor que representou, no dia do pregão, expressiva alta de 13.180% na comparação com o fechamento da Bolsa de Nova York, principal plataforma de comercialização do café no mundo.

BRAZIL. THE COFFEE NATION

O Cup of Excellence – Brazil 2019 integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation“, desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços nacionais no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência atua, ainda, de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) ao país com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e do Brasil.